Crianças da educação infantil se divertem com Ópera de João e Maria
A história de uma das duplas de irmãos mais famosa da literatura infantil apresentada em um formato de ópera para crianças. Na tarde desta sexta-feira (25), crianças dos grupos 5 e 6, matriculadas no Centro Municipal de Educação Infantil de Tempo Integral (Cmei TI) Menino Jesus, no Centro de Vitória, assistiram ao espetáculo “João e Maria: Minha Primeira Ópera”, no Palácio Cultural Sônia Cabral.
Ao final da apresentação, aplausos e muitos sorrisos dos pequenos. Será que a turminha gostou? E, já conhecedores da história de João e Maria, contada no Cmei pelas professoras, houve quem notasse diferença entre as versões do clássico.
“Era um teatro que também tinha ópera. Gostei mais da parte que a bruxa vira anjo. É diferente da história que eu conheço que a bruxa fica presa no fogo”, disse Maria Martins, do grupo 6. “Gostei muito do João e da Maria e a história é diferente da história do livro”, observou Julia Nobre, do grupo 5.
Famosa por ter uma bruxa na história, a galerinha do Menino Jesus nem ligou muito para a vilã. As personagens preferidas foram outras. “Gostei muito do teatro e da fada e das músicas”, elencou Enzo Ferreira, do grupo 5. “Eu gostei do duende e da fada”, revelou o Theo Martins, do grupo 5.
“Essas atividades culturais, como a ópera, são muito importante nessa fase, pois estimulam a criatividade, elevam o interesse e gosto pela leitura”, pontuou a diretora da unidade de ensino, Fernanda Moraes.
A experiência de sair do espaço escolar para assistir ao espetáculo mereceu destaque da professora Patrícia Costa Santiago, uma das profissionais que acompanhou as turmas.
“Hoje, no Cmei Menino Jesus, vivenciamos o princípio da territorialidade ao assistir a uma atividade no Teatro Sônia Cabral, dente do nosso bairro. A formação de público para a ópera inicia na infância. A Companhia explicou e mostrou os tipos diferentes de vozes. Foi um aprendizado para todos os presentes”, destacou.
O espetáculo
O projeto tem direção artística da mezzo-soprano Lorena Espina e a coordenação geral do tenor Augusto Caruso. Voltada para o público infantil, cantada em português e com acompanhamento em pianos, “João e Maria: Minha Primeira Ópera” traz ao público adaptação da Ópera “Hänsel und Gretel” (João e Maria), do compositor alemão Engelbert Humperdinck.
A apresentação é resultado do Curso de Performance Operística, projeto viabilizado por meio da Seleção de Projetos Culturais Setoriais de Ópera no Espírito Santo, com apoio da Arte e Cultura Linha Empresarial (ACLE) e Ars Cantus Estúdio.
A ópera
A adaptação de “João e Maria” em ópera foi composta pelo alemão Engelbert Humperdinck (1854-1921), baseada no conto de fadas reunido pelos irmãos Grimm (Jacob e Wilhelm). A primeira representação da obra ocorreu no Deutsches Nationaltheater, na corte de Weimar, em 1893.
O percurso entre realidade e a fantasia, medo e coragem, inocência e maturidade, é considerado por especialistas um dos grandes trunfos da obra, que cativa diversas gerações.
Na trama, os irmãos vivem com os pais em uma casa perto de uma floresta. De família simples, ambos ajudam o pai em seu comércio de vassouras. Mas por uma distração perdem a comida que lhes restava. A mãe então delega aos irmãos a missão de ir até a floresta colher morangos.
Ali mora uma bruxa malvada que não gosta de crianças. João e Maria na floresta enfrentam dificuldades, conhecem seres nunca antes vistos e encontram uma casa repleta de doces habitada por bonequinhos de marzipã.
A partir daí, desenvolvem-se temas como as dificuldades e ansiedades das crianças, o rito de passagem da infância, bem como a capacidade de resiliência.
Reprodução: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.