Cuidadores e famílias de crianças com TEA são certificados pela Saúde de Vitória
Vitória promove mais uma importante ação voltada aos cuidados das crianças com características do transtorno do espectro autista (TEA) e se tornou a primeira capital da região Sudeste a ofertar o programa “Treinamento de Habilidades para Cuidadores”. O programa, internacionalmente conhecido como CST, é um treinamento de habilidades parentais da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Nesta terça-feira (21), a Secretaria de Saúde, em parceria com o Instituto Ico Project, entregou os certificados aos três profissionais de saúde que atuam na região de São Pedro e também às seis famílias que estão participando do treinamento.
A entrega do certificados aconteceu no auditório da Unidade de Saúde de Conquista e contou com a presença da secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini; a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e primeira-dama de Vitória, Paula Pazolini; a fundadora do Instituto Ico Projects, Elyse Matos; a diretrora da Unidade, Lauanna Christina; além de familiares e profissionais de saúde, entre outros.
“Esperamos, com esse programa, melhorar a comunicação e interação da família com a criança, além de integrar uma rede de apoio entre as famílias do território em que elas estão inseridas. Nós estamos ampliando cada vez mais o acesso, o atendimento às pessoas com TEA. Neste ano, houve aumento de 54% na oferta de consultas e exames. É com muito carinho, amor, dedicação e inclusão, que desenvolvemos esse trabalho. Cuidar das pessoas é a nossa prioridade”, destacou a secretária de Saúde, Magda Lamborghini.
Paula Pazolini disse que ter a capital como uma das cidades escolhidas pelo Instituto para receber esse programa é motivo de muito orgulho: “Sinto muito orgulho por Vitória ter sido uma das quatro capitais do Brasil escolhidas para participar desse programa, sendo a única da região sudeste. Queremos fazer o pudermos por essas famílias, construir pontes e caminhos de inclusão. Esse é apenas o primeiro pontapé que iremos fazer juntos pela inclusão. Ainda há muito preconceito e exclusão.
Ela disse, ainda, que os pais são a mola propulsora do filho de vocês. “Os filhos de vocês são capazes! Hoje, estamos plantando uma sementinha em Vitória e vocês são as pioneiras neste projeto, as cinco pérolas azuis. Eu acredito que, cuidando da família e estimulando a família nessa inclusão, as nossas crianças, adolescentes e adultos irão se desenvolver. O tripé: poder público, sociedade e família precisa sempre estar unido. Eu faço esse trabalho desde 2017, um trabalho de formiguinha. Quando temos empatia nós conseguimos fazer a diferença. Vocês me estimulam todos os dias a fazer cada vez mais e mais por essas crianças. Muito obrigada por acreditarem nesse projeto!”, disse a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e primeira-dama de Vitória.
O programa “Treinamento de Habilidades para Cuidadores (Caregivers Skills Training – CST– em inglês) é voltado a cuidadores de crianças com idade entre 2 e 9 anos, com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.
A fundadora do Instituto Ico Projects, Elyse Matos, ressaltou que a escolha da cidade de Vitória como um dos quatro municípios do Brasil a receber esse projeto deve-se principalmente ao envolvimento que a cidade vêm demonstrando à causa do autismo.
“Nós adaptamos o programa da OMS à nossa cultura e envolvemos a Universidade Federal do Paraná para obtermos a validação da comunidade científica. Além disso, a OMS foi sensível à realidade do Brasil e, por isso, não é necessário o diagnóstico em TEA para que a família entre no programa, sendo suficiente a identificação de atraso no desenvolvimento da criança”, explicou Elyse.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.