Direito dos autistas: Comissão da Criança, Adolescente e Juventude da CMV recebe AMAES nesta quarta

Direito dos autistas: Comissão da Criança, Adolescente e Juventude da CMV recebe AMAES nesta quarta

A Comissão da Criança, Adolescente e Juventude da Câmara de Vitória recebeu representantes da Associação dos Amigos dos Autistas do ES (AMAES) nesta quarta-feira (01/09) para falar sobre direitos dos autistas. Eles alertaram para a necessidade de se ter políticas públicas que garantam a continuidade do atendimento de terapias para o desenvolvimento aos autistas.

Durante a reunião o jovem Rafael Nobre, que é atendido pela AMAES, fez uma apresentação musical, cantando o Hino Nacional e rock.

A presidente da AMAES, Pollyana Paraguassu, contou que a apresentação do Rafael mostra a luta da família e a superação das dificuldades. “Queremos que a AMAES se torne cada vez mais acolhedora e para isso precisamos de políticas públicas que garantem a continuidade do atendimento. Precisamos desse olhar do Poder Público para a situação”.

A colaboradora Heloisa Moraes reforçou a fala da presidente. “Queremos tirar a cuia da mão e realmente ter nossos direitos respeitados”. Ela revelou que a instituição, que completa 20 anos, realiza 307 atendimentos por semana e tem 600 crianças e adultos na lista de espera.

A apresentação musical de Rafael, conduzida pelo músico Cristhian Pereira, demonstrou o potencial dos atendidos da instituição.

“Nossos atendidos são capazes, têm habilidades, têm dons. Queremos mostrar que apesar de toda a dificuldade, eles continuam lutando, eles são campeões. Queremos que outros como Rafael também tenham a mesma oportunidade”, disse Cristhian.

O vereador Gilvan da federal (Patriota) parabenizou o artista. “É emocionante. Parabéns a ele e sua família. Queremos pedir a quem está nos assistindo, que visitem a AMAES e acompanhe o trabalho deles”, disse.

O vereador lembrou da aprovação do projeto de lei 155/2021 no dia 31/08, que possibilitou que os servidores responsáveis legais por pessoas com deficiêcia possam diminuir em duas horas seu expediente.

A mãe de Rafael, Gecimara Nobre, contou das dificuldades de se conseguir atendimento e de como a AMAES ajuda as crianças, oferecendo terapias. “Vejo que as crianças lá se desenvolvem mais rápido”, constatou ela.

Para o vereador Duda Brasil (PSL), deve-se conhecer e depois estudar para aprender como ajudar as pessoas com a Síndrome do Espectro Autista. “Temos aprendido muito com a equipe da AMAES e é importante divulgar a excelência das ações que a AMES faz”.

Estiveram presentes os vereadores: Gilvan da Federal (Patriota), Duda Brasil (PSL) e Maurício Leite (Cidadania).

Reprodução CMV