Direitos de inclusão são garantidos na volta às aulas

Direitos de inclusão são garantidos na volta às aulas

As aulas na rede municipal de ensino de Vitória já começaram, de forma remota, para mais de 40 mil estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Assim como todos os estudantes matriculados no município, os alunos da modalidade Educação Especial têm seus direitos de inclusão escolar garantidos, por meio da adequação curricular e da adoção de todos os cuidados pertinentes aos protocolos de saúde para prevenção ao coronavírus.

Para isso, as unidades de ensino estão seguindo as mesmas orientações direcionadas aos demais estudantes, com anuência de suas famílias, direcionando, ainda, uma maior atenção àqueles com comprometimentos severos que os impossibilitem de seguir os protocolos sanitários de segurança.

Para as escolas que são referência no atendimento a estudantes surdos e aquelas que possuem estudantes com deficiência auditiva, por exemplo, será autorizada a compra das máscaras transparentes, que facilitarão os processos de ensino e aprendizagem.

Planejamento estratégico
“As equipes escolares também planejaram estratégias que atendam às diferentes necessidades de aprendizagem dos estudantes que são público-alvo da Educação Especial”, afirma a coordenadora da modalidade em Vitória, Ana Lúcia Sodré de Oliveira.

Ela explica que o planejamento de ensino considera o “continuum curricular”, a partir do estudo de cada caso, e segue também as orientações gerais direcionadas aos demais alunos.

As atividades pedagógicas desenvolvidas junto a estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades e Superdotação, por exemplo, devem ser registradas pelas equipes escolares em um Plano de Trabalho Pedagógico individualizado.

Calendário
O retorno das atividades presenciais está condicionado ao Mapa de Risco divulgado pelo Governo do Estado, que permite aulas presenciais em cidades consideradas em risco baixo ou moderado.

Veja o calendário na rede municipal de ensino:

• 22 de fevereiro: retorno das aulas para todos os alunos da rede, ensino fundamental e educação infantil, em modelo híbrido com professores nas escolas e alunos em casa.
• 1º de março: retorno presencial das turmas do ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano.
• 15 de março: retorno presencial das turmas do ensino fundamental I, do 1º ao 5º ano.
• 29 de março: retorno presencial das turmas do ensino infantil para alunos de 4 e 5 anos.

Reprodução PMV

Foto: Reprodução