Dois anos depois, Tonho dos Couros volta aos palcos com show no Vix Comedy Club, no Centro da cidade
Maior expoente do humor capixaba, o personagem Tonho dos Couros, do humorista Rossini Macedo, volta aos poucos após dois anos longe das apresentações. Ele se apresenta no próximo sábado, 14, no recém-inaugurado Vix Comedy Club, no Centro da capital. Com o stand up “Vacinado também contra o mau humor’, o matuto paraibano com uma boa pitada capixaba, promete trazer boas risadas para a noite de Vitória.
Tonho é um dos personagens humorísticos mais conhecidos e ovacionado pelos capixabas. Subiu aos palcos pela primeira vez em 1999, aos 22 anos, em churrascarias no nordeste. Em 2005 foi eleito melhor humorista do Brasil por Tom Cavalcante, além de participar de inúmeros programas de televisão e eventos corporativos no Estado e em todo o Brasil. Já lançou dois livros, dois DVDs e 12 CDs. A seguir, ele fala um pouco sobre humor, pandemia e o Vix Comedy Club.
– Durante a pandemia, quanto tempo você ficou sem se presentar?
Nessa pandemia passei, como todo artista, sem me apresentar em palco para o público. Desde que tudo isso começou, foram cancelados 118 shows em 2020. A gente fez algumas lives e participamos de outras. Fiz um show exclusivo do Tonho dos Couros, que foi um sucesso, arrecadamos muitos alimentos para doação. Mas a volta aos palcos agora no Vix Comedy Club é sensacional. Voltar aos palcos no último sábado como Rossini foi uma sensação muito boa e subir novamente aos palcos nesse próximo sábado, dia 14, como Tonho vai ser maravilhoso. De Tonho e eu me sinto mais à vontade. O Tonho tem licença poética para fazer muitas coisas que o Rossini de cara limpa não tem.
– O que o Tonho, com aquele humor peculiar que só ele tem, está achando dessa confusão toda de pandemia?
Vou botar o Tonho para responder essa. Oiá, macho! O problema maior da pandemia é essas brigas de político contra político e o povo ficar dependendo político, né? Como se político fosse um “atreta” que as pessoas ficam torcendo por ele, como se político fosse um time de futebol. E aí tem gente que não vai tomar nenhuma vacina por causa de político, pelo amor de Deus! As pessoas têm que ser vacinadas, inclusive contra o mau-humor, né? Porque não dá para você entender o cabra não acreditar na ciência e acreditar em político. Eu quero que um infeliz desse adoeça e vá procurar o político dele invés de procurar um médico. Quando o cabra tá doente ele procura um médico, esses cabras procuram políticos. Pelo amor de Deus, isso não existe!
– O que esperar do roteiro do show “Vacinados também contra o mau-humor”?
O roteiro do próximo show é todo voltado para essa história de pandemia e todas essas coisas que aconteceram e estão acontecendo neste período. Tem uma homenagem ao povo capixaba com uma poesia de cordel que até já soltamos na internet e viralizou. Além de coisas que nós observamos durante a pandemia, como ficar em casa, coisas que acredito que todo mundo vai se identificar. Vai ser muito legal!
– Qual a importância de Vitória voltar a ter um ambiente exclusivo para a comédia?
Voltar esse ambiente de humor em Vitória é uma coisa sensacional, né? Eu tenho orgulho e a honra de dizer que comecei tudo isso 99 aqui, não existia show de humor. Vitória foi a segunda capital até uma casa exclusiva de humor. Muita gente viu que era viável e possível fazer o humor, que o stand up crescia no Brasil. Mas, depois de setembro de 2012 para cá , não tinha mais casa de humor e eu e todos os humoristas locais sofremos muito, né? A gente sente falta de fazer o show em lugar específico para o riso, que as pessoas vão lá esperando rir, para rir de verdade. Essa é a diferença de uma casa exclusiva para o humor, como é o Vix Comedy Club. A importância muito grande, porque tem dia de teste de piada, além de abrir as portas para uma nova geração de humoristas, porque o Espírito Santo tem muito talento e só precisa de um lugar para poder colocar esse talento para fora.
– Rir é de fato o melhor remédio para superar tempos difíceis?
Rir é o melhor remédio para tudo. O humor salva-vidas. Ele tira você da depressão, que é a pior doença que existe no mundo, maior do que a Covid-19. Porque a Covid está sendo combatida, já a depressão é difícil de se combater, ela toma conta das pessoas. Eu perdi minha irmã por depressão, sei o quanto é difícil essa doença e a gente combate não só a depressão como todo tipo de mau-humor com o riso, com o humor. Por isso, a palavra humor é muito parecida com a palavra amor, porque nada melhor que o amor para superarmos as dificuldades. E o amor junto com o humor a gente consegue superar qualquer tipo de dificuldade. É o que eu sempre digo, tanto que o título do meu primeiro livro diz que o sorriso é a fonte da vitória e a minha palestra diz “Quando o sorriso aparece, a inspiração acontece”.
Serviço:
Os convites para o Show “Vacinados também contra o mau-humor” no dia 14 de agosto, às 20 horas, já estão à venda e são limitados. Os ingressos custam R$ 35,00 e podem ser adquiridos pelo site www.sympla.com.br. O espetáculo acontecerá no Vix Comedy Club, localizado na Rua Sete de Setembro, 269 – Centro, Vitória – ES, 29015-000. Para mais informações, acesse vixcomedyclub.com.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.