Duas famílias comemoram casas totalmente renovadas pelo programa Casa Feliz e Segura

Duas famílias comemoram casas totalmente renovadas pelo programa Casa Feliz e Segura

Dignidade, esperança e sonho realizado. A sexta-feira (21) foi de muita emoção para duas famílias moradoras do bairro São Benedito, que receberam suas casas reformadas por meio do Programa Casa Feliz e Segura. Ao todo, já são 275 famílias beneficiadas com moradias dignas na capital.

A munícipe Eduarda Araújo Almeida morava em uma casa de três cômodos feita em alvenaria. Após se inscrever no projeto de melhorias habitacionais da Prefeitura de Vitória, foi contemplada para seu imóvel receber pintura externa e externa, cobertura da área de serviço, forro PVC, troca de piso, iluminação, entre outros serviços.

As obras realizadas proporcionaram condições adequadas de habitabilidade e conforto para Eduarda, garantindo assim uma melhoria significativa na qualidade de vida.

Já Geciane Rodrigues de Souza precisava de melhorias em seu imóvel de três cômodos, também feito em alvenaria e na área de serviço. Por se enquadrar nos critérios do programa, ela recebeu sua casa com pintura externa e interna, troca de telhas e instalação de forro PVC, troca de piso, cobertura da área de serviço e construção de banheiro, levando a ela conforto para a criação dos dois filhos.

“A casa não tinha reboco, as janelas eram quebradas, não tinha forro, a área de serviço não tinha tapagem e eu só conseguia lavar roupa quando tinha sol. Como a área era aberta, em tempo de chuva, eu não conseguia utilizar. Isso é a realização de um sonho para mim e para outras famílias que não têm condições financeiras de reformar as suas casas”, comemorou.

Novo ciclo

A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento da Cidade e Habitação de Vitória, Cris Samorini, destacou a importância do Programa Casa Feliz e Segura. “Cada entrega é o início de um novo ciclo, com mais segurança, dignidade e esperança. Ver de perto a alegria das famílias que agora têm um lar totalmente reformado nos lembra o verdadeiro propósito de todo esse trabalho: transformar vidas e garantir que ninguém precise viver em situação de risco”.

Entrega das melhorias habitacionais do Projeto Casa Feliz e Segura para Geciane Rodrigues
Entrega das melhorias habitacionais do Projeto Casa Feliz e Segura para Geciane Rodrigues.

Melhorias

As melhorias habitacionais do Casa Feliz e Segura têm como objetivo elevar a qualidade das moradias da população de baixa renda, por meio de intervenções que resolvam problemas geradores de patologias, garantindo condições dignas, seguras e saudáveis de habitação. Isso também ajuda a evitar que o imóvel chegue a um estado de deterioração irreversível, que poderia necessitar de uma reconstrução completa.

O projeto subsidia a execução de reparos e adequações essenciais nas residências de famílias de baixa renda, como chapisco, reboco, pintura, troca de portas e janelas, assentamento de pisos, reparo ou substituição de telhado, troca de caixa d’água e construção de banheiro. O programa atende famílias com renda de até três salários mínimos, residentes em Zonas Especiais de Interesse Social (ZIS), proprietárias ou titulares de imóveis localizados em áreas regulares e sem riscos graves à saúde ou à segurança.

As iniciativas têm como meta oferecer moradias dignas para famílias que precisam se deslocar compulsoriamente devido a intervenções urbanas, preservação ambiental, riscos estruturais ou geológicos graves, e áreas inadequadas para habitação.

Para se cadastrar nos projetos de melhorias habitacionais, é necessário atender aos seguintes critérios:
I. Residir em Vitória por pelo menos um ano;
II. Ter renda familiar de até três salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa;
III. Ser proprietário do imóvel, com titularidade fiscal em seu nome, não sendo alugado ou cedido;
IV. Não possuir outro imóvel ou qualquer tipo de financiamento habitacional;
V. Ter mais de 18 anos ou ser emancipado;
VI. Possuir carteira de identidade e CPF;
VII. Residir em área própria para moradia, sem estar em zona de risco ou de preservação ambiental.

Fonte : Prefeitura de Vitória