Educação apresenta planejamento estratégico para o ano letivo de 2023

Educação apresenta planejamento estratégico para o ano letivo de 2023
Formação Seme

Em preparação para o início do calendário de 2023, no próximo dia 6 de fevereiro, a manhã na Secretaria de Educação de Vitória foi de formação com foco nas equipes de assessoramento pedagógico e administrativo, que acompanharão de perto as 103 unidades de ensino no desenvolvimento dos planos de ação, com foco na aprendizagem de crianças e estudantes matriculados na rede.

“Todas as nossas metas, todos os nossos objetivos estão no Plano Municipal de Educação. A nossa rede tem que ter cara de rede. A nossa intencionalidade tem que estar focada na aprendizagem e na alfabetização. Por isso, estamos fazendo um investimento robusto na estratégia de assessoramento tanto para o pedagógico, quanto para o administrativo, para que os gestores tenham referências que serão os auxiliares no trabalho desenvolvido em cada escola”, destacou a secretária municipal de Educação de Vitória, Juliana, Roshner.

À frente da pasta, ela reforçou com a equipe os principais desafios a serem enfrentados: ampliar o acesso e a permanência nas unidades de ensino, elevar a qualidade de aprendizagem dos estudantes e garantir excelência na gestão escolar.

O trabalho integrado entre as equipes busca ampliar o número de estudantes atendidos no tempo integral; diminuir as desigualdades educacionais nos territórios; aumentar a nota do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); ampliar o percentual de crianças alfabetizadas até o 2º ano; aumentar a proficiência dos estudantes avaliados no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes); aumentar o nível de qualificação dos profissionais da educação municipal; e promover o protagonismo estudantil com diversificação de atividades além da sala de aula.

“A escola tem que ser um lugar onde nossos estudantes queiram estar, ela tem que ser atrativa, acolhedora, as famílias têm que sentir a importância de ter e manter os estudantes na escola”, complementou a secretária Juliana.

As ações prioritárias da rede de Vitória em 2023 são:

  • Alfabetização consolidada até o 2º ano;
  • Plano de ação das unidades de ensino;
  • Avaliação/monitoramento das aprendizagens;
  • Intervenção imediata nos resultados;
  • Acompanhamento sistemático da frequência escolar;
  • Formação continuada;
  • Calendário anual/agenda de reuniões;
  • Rotina/qualificação do tempo pedagógico em sala de aula;
  • Gestão educacional inovadora.

Assessoramento

Em 2022, a Seme já investiu no assessoramento pedagógico das unidades de ensino como forma de apoiar cada escola no que se refere ao desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes, trabalhando com a análise de documentos das unidades de ensino, o plano de ação, o projeto pedagógico, além do acompanhamento com visitas quinzenais nas escolas.

Formação Seme
A formação contou com equipes de assessoramento pedagógico e administrativo, que acompanharão de perto as 103 unidades de ensino. (ampliar)

“O nosso objetivo a ser alcançado é garantir a aprendizagem, ter os estudantes presentes na escola, para que eles alcancem sucesso na vida escolar. O assessoramento pedagógico ganha reforço e continua realizando o trabalho, mas com mais presença e frequência, com foco na aprendizagem, monitoramento das aprendizagens, processos formativos, plano de ação da escola, trabalhando a frequência na unidade de ensino”, afirmou a subsecretária de Gestão Pedagógica, Luana Lemos.

Essa metodologia ganha reforço neste ano de 2023 com a equipe de assessoramento administrativo, que será responsável por fazer acompanhamento à gestão escolar, articulação com as demais equipes da Seme, visitas monitoradas, orientação técnica e regulação.

“Cada assessor administrativo será responsável por, em média, 10 unidades de ensino. O objetivo é centralizar o atendimento, para que as escolas tenham duas referências dentro da Seme, um assessor pedagógico e um administrativo, que ficará com as demandas que perpassam as unidades de ensino. É a implantação de uma nova cultura dentro da rede, fazendo um acompanhamento da gestão escolar mais eficiente”, pontuou a subsecretária de Gestão Educacional, Fabíola Risso.

Fonte : PMV