Educação: estudantes conquistam medalhas e menções honrosas em olimpíada
A rede de educação de Vitória tem mais um motivo para comemorar. Em mais um show de protagonismo estudantil dos estudantes da rede pública da capital capixaba, 55 estudantes foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com direito a três medalhas de ouro.
Ao todo, os estudantes da rede pública da capital conquistaram três medalhas de ouro, três medalhas de prata, cinco medalhas de bronze e 44 menções honrosas. Além disso, uma escola e uma professora foram premiadas.
No nível 1, que é referente a estudantes de 6º e 7º ano, Lucca Volnei, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, foi premiado com a medalha de ouro. Vitória Cruz de Aguiar, da Emef Maria Madalena de Oliveira Domigues e Miguel de Oliveira Maioli, da Emef Elzira Vivácqua dos Santos, também conquistam medalhas de ouro, no nível 2, em que concorrem estudantes do 8º e do 9º ano.
Lucca falou sobre a alegria pela conquista da medalha de ouro, e também contou sobre suas pretensões para o futuro. “Eu gosto de fazer provas de olimpíadas estudantis, pois vejo como uma forma de fazer o meu conhecimento valer a pena, e adoro a área de exatas. Ultimamente eu tenho pensado em ser engenheiro aeroespacial, que é uma área que faz muita conta e eu adoro fazer conta”, contou o estudante.
Vitória contou sua jornada escolar em 2023, marcada por muitas vitórias: “Este momento é muito especial para mim, pois estou encerrando o ensino fundamental com imensa alegria. Neste ano, fui aprovada no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e ganhei a medalha de ouro na Olimpíada Nacional Feminina de Química. Além disso, terminei o 9º ano com um aproveitamento de 98%. A conquista da medalha de ouro na OBMEP em 2023 foi a cereja do bolo e finalizou esse ano com a realização de um sonho”, contou.
Miguel agradeceu a todo o apoio que recebeu e falou sobre a alegria que sentiu quando soube do resultado. “Eu estou muito contente com a conquista, acredito que o meu maior apoio para ter conseguido isso foi o Programa de Iniciação Científica que a própria OBMEP oferece, porque lá você aprende a matemática que aparece nessas provas, aprende a lógica, que é diferente da matemática da escola. O ambiente em que eu vivo também sempre me ajudou, tenho condições de poder estudar e tenho apoio das pessoas ao meu redor, sem isso eu provavelmente não teria conseguido”, agradeceu.
Medalhistas de prata e bronze
Arthur Maia, da Emef Marechal Mascarenhas de Moraes; Beatriz Gonçalves, da Emef Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo e Letícia Guimarães, da Emef Aristóbulo Barbosa Leão, obtiveram a medalha de prata, todos no nível 1.
Já as medalhas de bronze foram conquistadas pelos seguintes estudantes: no nível 1, foram premiados os estudantes Olívia Hott de Oliveira e Khawan de Oliveira, ambos da Emef Álvaro de Castro Mattos, e Heitor Zamprogno, da Emef Elzira Vivácqua dos Santos.
No nível 2, as estudantes premiadas foram Alícia Castro, da Emef Álvaro de Castro Mattos e Júlia Torres, da Emef Maria Madalena de Oliveira Domingues.
Escola e professora premiadas
A Emef Maria Madalena de Oliveira Domingues, localizada em Jardim Camburi, foi premiada pelo número de estudantes medalhistas ou com menção honrosa, assim como a professora Ezir Gonçalves de Paula Costa. O diretor da unidade de ensino, Renato Goltara, parabenizou os estudantes e a equipe escolar.
“A escola sempre incentivou seus estudantes a participarem da OBMEP. Os professores Evandro e Ezir trabalham com essa mentalidade de incentivo aos estudantes desde o ingresso no 6° ano, no ensino fundamental II.A participação faz parte da consolidação do trabalho realizado pelos professores no cotidiano em sala de aula, um trabalho competente e comprometido com a evolução do estudante. Estamos muito orgulhosos por mais essa conquista de nossos estudantes”, disse.
A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, falou sobre a importância desse resultado expressivo obtido pelos estudantes da rede pública de ensino de Vitória.
“A participação e desempenho expressivo de nossos estudantes na OBMEP refletem não apenas a qualidade do ensino oferecido em nossas escolas, mas também o potencial e o talento que são cultivados nas salas de aula. Esses resultados positivos são fruto do trabalho árduo dos professores, da motivação dos estudantes e do apoio contínuo das famílias. Nós temos o privilégio de contar com uma comunidade educacional comprometida e dedicada, e os resultados na OBMEP 2023 são um testemunho desse compromisso”, disse a secretária.
OBMEP 2023
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é considerada a maior competição estudantil do mundo, contando com a participação de mais de 18 milhões de estudantes em todo o Brasil.
Ela foi criada com o intuito de identificar o talento dos estudantes e estimulá-los a desenvolverem suas habilidades, incentivando o ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
O resultado da rede de ensino de Vitória em 2023 representa uma melhora expressiva em relação ao ano passado, quando não houve estudantes premiados com medalhas de ouro e prata. Também houve maior número de menções honrosas na premiação deste ano, além da professora que foi premiada.
Vale ressaltar que além da conquista da medalha ou de menção honrosa, os estudantes premiados são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes recebem uma bolsa concedida pelo CNPq e têm acesso a encontros semanais para aprofundar o conhecimento matemático. Com acesso a um fórum virtual elaborado pela OBMEP e preparado especialmente para os diferentes níveis de participação, os estudantes realizam tarefas complementares às aulas com ajuda de moderadores.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui