Educadores discutem os impactos da transformação digital na educação em evento

Educadores discutem os impactos da transformação digital na educação em evento
Secretária de Educação, Juliana Rohsner

Promover discussões significativas e explorar inovações e tendências no campo da educação. Esse é o objetivo do evento “Meeting Tribuna de Educação”, que reuniu gestores, educadores e especialistas no tema na manhã desta terça-feira (26), em um cerimonial no bairro Santa Lúcia. O tema central do encontro foi “Transformação digital – O que a neurociência tem a dizer?”, e contou com uma palestra de uma das maiores especialistas na área, a professora Carla Tieppo.

A gestão municipal foi representada no encontro pela secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner. Em sua fala na abertura do evento, a gestora falou sobre a importância de discutir a temática com os educadores da rede municipal de ensino.

“Acreditamos numa educação que transforma, e por isso é fundamental estamos sempre pensando em como potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Ter nossos profissionais presentes aqui é essencial para uma abordagem mais inclusiva e equitativa, considerando os aspectos neurocientíficos para auxiliar os professores nas escolhas de suas metodologias. Este evento é uma oportunidade única para prepararmos nossos educadores e buscarmos soluções inovadoras diante dos desafios da atualidade.”, disse.

Além da presença da secretária de Educação do município, a pasta incentivou que técnicos da Seme e profissionais das unidades de ensino da capital se inscrevessem para participar do evento, como fizeram Ineida Santos, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marieta Escobar, em Santa Martha, e Fabio Rodrigues, diretor da Emef Ceciliano Abel de Almeida, que fica em Itararé.

“A palestra trouxe muitas dicas valiosas, coisas que despertam a gente para o momento atual da educação e do mundo, especialmente o que se refere ao uso das tecnologias. Isso foi muito interessante e trouxe novas perspectivas, uma vez que a gente trabalha diariamente com crianças e adolescentes, pois os temas debatidos nos fez refletir sobre como podemos pensar mais em tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo para eles”, disse a diretora Ineida.

“Ficamos surpresos positivamente com o conteúdo da palestra. Consideramos que é um tema de suma importância e valia para todos nós educadores. Foi uma palestra enriquecedora e que deu também uma injeção de ânimo para que continuemos diversificando as metodologias de aprendizagem buscando sempre o melhor para os estudantes”, disse Fábio Rodrigues.