Educar para Vitória: Projeto para reforço escolar é lançado na capital
O projeto Educar para Vitória – Fortalecimento de Aprendizagens vai auxiliar estudantes com dificuldade de aprendizagem no Ensino Fundamental, garantindo a redução da defasagem idade/ano e da evasão escolar.
Ele foi apresentado, na tarde desta quinta-feira (1°), pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e pela subsecretária de Gestão Pedagógica, Luana Lemos, somando um investimento, para 2021, de aproximadamente R$ 4,2 milhões.
Com avaliações diagnósticas, trilhas de replanejamento pedagógico para cada faixa etária e acompanhamento de assessorias da Secretaria de Educação de Vitória (Seme), serão desenvolvidos planos de ação para assegurar aos estudantes a recuperação das habilidades essenciais definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O projeto compreende assessoramento pedagógico junto às escolas, processo seletivo específico para profissionais atuarem no projeto, formação continuada e reforço escolar.
“As escolas ficaram fechadas muito tempo por conta da pandemia. Com isso, vislumbramos um grande prejuízo aos estudantes. Alguns especialistas dizem que vamos demorar 20 anos para retomar o fluxo de aprendizagens. Para reduzir os impactos e mitigar esses prejuízos, estamos lançando o projeto. Queremos garantir aos estudantes da rede municipal o ensino de qualidade e oferecer meios para que eles possam se capacitar e se preparar para um futuro melhor, reduzindo, assim, as desigualdades”, destacou o prefeito.
Neste período pandêmico, fez-se necessário buscar ações para a garantia dos direitos às aprendizagens de todos os estudantes e jornada ampliada para o estudante com maiores dificuldades de aprendizado.
“Temos grandes desafios que a pandemia trouxe. Neste momento, precisamos fazer um reforço e promover a recuperação de aprendizagens. Precisamos olhar com atenção os nossos estudantes”, disse a subsecretária de Gestão Pedagógica, Luana Lemos.
Como funcionará
A partir das avaliações diagnósticas realizadas em 52 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef), 26.408 estudantes serão contemplados. Eles integram as séries do 1° ao 9° ano e serão divididos em grupos, de acordo com os resultados alcançados nas avaliações.
Para os 15.131 estudantes dos anos iniciais (1° ao 5° ano), o fortalecimento das aprendizagens ocorrerá no turno escolar, dois dias por semana. Já para os 11.277 estudantes dos anos finais (6° ao 9° ano), haverá um dia dedicado ao reforço em horário escolar, além de atividades também no contraturno para aqueles que necessitarem de um reforço mais específico em Língua Portuguesa e Matemática.
Estiveram presentes na solenidade de lançamento do projeto a vice-prefeita, Capitã Estéfane, e os secretários municipais Roberto Carneiro (Governo), Aridelmo Teixeira (Fazenda), Regis Mattos (Planejamento) e Cintya Schulz (Assistência Social).
Saiba mais
Educar para Vitória – Fortalecimento de Aprendizagens
Implementação: de agosto a novembro
Investimento em 2021: R$ 4,2 milhões
Público atendido: 26.408 estudantes do Ensino Fundamental, sendo 15.131 nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e 11.277 nos anos finais (6º ao 9º ano)
Prioridades: alfabetização (anos iniciais) e disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática (anos finais)
Ações: assessoramento pedagógico junto às escolas, processo seletivo específico para profissionais atuarem no projeto e formação continuada
Reprodução: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.