Em Vitória Dia Mundial dos Animais traz à reflexão a Guarda Responsável
No Dia Mundial dos Animais, celebrado nesta terça-feira (04), nada melhor que comemorar a data lembrando o quanto todos são responsáveis por todos os animaizinhos. Cada pessoa pode demonstrar responsabilidade de alguma maneira, por exemplo, caso pretenda ter um animalzinho de estimação, pode-se adotar em um abrigo, ou, caso se adote um animal, é preciso exercer a guarda responsável. Além disso, todos podem monitorar e denunciar maus tratos.
O Projeto de Educação Ambiental para a Guarda Responsável de Animais Domésticos, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental, com apoio da Gerência de Bem-Estar Animal, dá continuidade à campanha de sensibilização em relação aos animais, com o tema “Guarda Responsável de Animais Domésticos”.
Guarda responsável é uma expressão que vem sendo usada nos últimos anos no Brasil, substituindo, de forma ética, termos como posse ou propriedade responsável. O uso dessa nova expressão busca acompanhar a crescente mudança das relações da nossa sociedade com os animais e reforçar os vínculos estabelecidos no que hoje conhecemos como família multiespécie, composta por seres humanos e seus animais de estimação.
Mas o que é guarda responsável?
Define-se guarda responsável como “a condição na qual o guardião de um animal de companhia aceita e se compromete a assumir uma série de deveres centrados no atendimento das necessidades físicas, psicológicas e ambientais de seu animal, assim como prevenir os riscos (potencial de agressão, transmissão de doenças ou danos a terceiros) que o animal possa causar à comunidade ou ao ambiente, como interpretado pela legislação vigente” (I Reunião Latinoamericana de Especialistas em Controle de Populações Animais, Rio de Janeiro, setembro de 2003).
Pode-se afirmar que um animal está sob guarda responsável quando tem disponível: alimento em quantidade e qualidade suficientes, que lhe garanta saúde e vigor; água limpa, fresca, abundante e de fácil acesso; ambiente limpo, seguro e protegido contra intempéries, com local confortável para descanso e possibilidade de expressão do seu comportamento natural; cuidados sanitários preventivos, terapêuticos e curativos sempre que necessário e com
acompanhamento médico-veterinário; controle reprodutivo para machos e fêmeas de cães e gatos na idade adequada, para prevenir nascimentos indesejados, doenças, sofrimento e abandono; registro e identificação permanente, que relacionem o animal ao seu tutor; atenção às necessidades comportamentais da espécie, com acesso a recursos, atividades e socialização, e livre de medo e estresse crônico.
A guarda responsável é um compromisso ético baseado na compaixão, respeito e responsabilidade, e no reconhecimento de que o animal é um ser senciente e com necessidades e preferências específicas, que tem sua vida e bem-estar profundamente impactados pela ação humana.
Em Vitória, a principal Lei que trata do tema é a de nº 8121, de 25 de maio de 2011, que estabelece normas para a guarda responsável de animais domésticos e/ou domesticados.
E todos podem ajudar no cuidado com animais. Em casos de denúncias, primeiramente certifique-se da veracidade do caso e ligue para o 156.
Fonte: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.