Escola promove conscientização sobre bullying e respeito ao próximo

Escola promove conscientização sobre bullying e respeito ao próximo

Sensibilizar e conscientizar os estudantes sobre o bullying, reforçando que o respeito às diferenças e ao próximo é fundamental para o bom convívio escolar. Esse foi o objetivo de um projeto desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Maria Stella de Novaes, que fica no bairro Grande Vitória.

O projeto reuniu todos os 355 estudantes das turmas do 1º ao 9º ano do turno matutino, que foram envolvidos em diversas ações como rodas de conversa, produção de cartazes coletivos e leitura de textos sobre o tema em sala de aula.

Além disso, foram produzidos dois murais que foram fixados na entrada da unidade de ensino, com os temas “Bullying, tô fora” e “Nossa escola pede mais amor”. As peças foram feitas com diversas frases e depoimentos dos estudantes, pedindo por mais paz, amor ao próximo e respeito.

“O bullying escolar traz inúmeras consequências negativas para a criança, algumas delas podendo ser bem graves, inclusive Isolamento social, perda de motivação, piora no rendimento escolar e traumas psicológicos. Por isso buscamos essa conscientização de toda a escola sobre como tratar o outro, e que isso é algo sério. Precisamos entender que o respeito ao outro é fundamental”, explicou o professor de Língua Portuguesa Victor Pereira, que esteve à frente do projeto com o apoio da equipe pedagógica.

Para a estudante Eloisa Andrade, do 9º ano, o projeto trouxe diversos benefícios para a comunidade escolar. Ela ressaltou que agora espera que a convivência entre as turmas e também com os profissionais da educação seja cada vez mais saudável e prazerosa.

“Foi sim muito importante, não só para o nosso aprendizado sobre o tema, mas também para poder trazer mais educação, respeito ao próximo, sendo estudante, professor ou familiar. Foi muito interessante praticar as atividades desse projeto, e eu acredito que meus colegas também gostaram bastante”, pontuou a estudante.

Fonte : PMV