Escolas promovem atividades lúdicas em homenagem ao Dia do Livro Infantil
Neste 18 de abril é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil, data na qual tradicionalmente as escolas de Vitória se unem em uma celebração dedicada à imaginação, à descoberta e à alegria da leitura, com diversas atividades especiais. Envolvidos pela magia das letras, os pequenos aprendizes embarcam numa jornada onde a ludicidade se entrelaça com o aprendizado, a criatividade floresce e o conhecimento se expande a cada página virada.
No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei TI) Menino Jesus, localizado no Centro de Vitória, as crianças foram cativadas por uma apresentação divertida e interativa da “Boneca Emília”, personagem da clássica história “Sítio do Picapau Amarelo”, de Monteiro Lobato. A ação também faz parte do projeto literário “Leva e Traz”. A personagem também falou sobre a importância de cuidar bem dos livros e incentivou a leitura para os pequenos.
A presença ilustre de Emília, “boneca que virou gente”, conforme a história clássica de Monteiro Lobato, também encantou as crianças do Cmei TI Valdívia da Penha Antunes Rodrigues, localizado no bairro Santos Dumont. As crianças aproveitaram ao máximo a presença da convidada especial e se divertiram e interagiram bastante com a personagem, o que tornou o dia mais especial para todas elas.
Já no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sophia Musengny Loureiro, no bairro Da Penha, a diversão e o aprendizado foram para além do prédio escolar. As crianças foram reunidas no Parque Municipal Horto de Maruípe, o “quintal” do Cmei, onde vivenciaram uma contação de histórias lúdica e divertida. O Cmei Dr. Pedro Feu Rosa, no bairro Bonfim, promoveu uma divertida vivência para os pequenos com um reconto da história “O Menino do Rio Doce”, do autor Ziraldo.
O Cmei Zélia Vianna de Aguiar, em Santa Luíza, homenageou a data com a abertura do projeto literário “Sou Maluquinho pelo Livro”, tema que faz referência ao clássico personagem Menino Maluquinho, do autor Ziraldo. Foram realizadas apresentações culturais, atividades diversas e por fim, uma contação de histórias feita pela autora capixaba Eliane Zandonade.
No Cmei TI Silvanete da Silva Rosa Rocha, no bairro Comdusa, foram realizadas várias atividades ao longo deste mês, com foco na literatura afro e indígena, de acordo com o projeto institucional da unidade neste ano: “O mundo que eu quero”, que tem o objetivo de oferecer experiências baseadas na inclusão, respeito , diversidade e diversidade cultural.
A equipe do Cmei Ocarlina Nunes de Andrade, em São Cristóvão, aproveitou a data para realizar a abertura do projeto “Ciranda do Livro”, com o teatro “Um Reino contra a Dengue”, que consiste numa história lúdica e educativa que promove uma ação de prevenção contra a doença. A atividade envolveu todas as turmas e profissionais da escola.
Estudantes do ensino fundamental também se divertem
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cassia Oliveira, em Resistência, a equipe escolar promoveu a “Semana do livro”. Voltada para as séries iniciais, a programação contou com uma série de atividades de contação de histórias, apresentações teatrais, rodas de conversa e muitas vivências, sempre marcadas por uma viagem encantada pelos livros infantis.
Os estudantes da Emef em Tempo Integral (Emef TI) Paulo Reglus Neves Freire, em Inhanguetá, também experimentaram uma imersão pelo mundo da criatividade e imaginação, a partir de uma decoração especial em homenagem aos livros infantis, recheada de produções dos próprios estudantes. Também foi realizada contação de histórias e teatros referente a clássicos da leitura, em evento aberto para a comunidade escolar.
Na Emef Arthur da Costa e Silva, os estudantes das séries iniciais se divertiram com uma encenação do livro “Casa Pequena”. Já na Emef Paulo Roberto Vieira Gomes, em São Benedito, será realizada na sexta-feira (19) uma contação de histórias em alusão à data. Na Emef Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha, a partir de um trabalho colaborativo da equipe da Educação Especial com a Biblioteca e as disciplinas de Práticas Experimentais, Projeto de Vida e professoras das séries inicias, promoveu momentos de contação de histórias para os estudantes.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui