Estudantes acolhedores atuam na transição de novas escolas em Tempo integral

Estudantes acolhedores atuam na transição de novas escolas em Tempo integral
Estudantes acolhedores

Mais tempo na escola, currículo diferenciado, quatro refeições diárias, protagonismo e autonomia. Quando uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) em tempo parcial se torna uma Emef em Tempo Integral (Emef TI) os estudantes, as famílias e os profissionais da educação que fazem parte dessa comunidade escolar se deparam com muitas novidades.

Consciente dessa transição, a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) promoveu uma programação especial marcada por muito diálogo e acolhimento, voltada para as Emef TI Edna de Mattos Siqueira Gáudio, em Jesus de Nazareth e José Áureo Monjardim, que fica em Fradinhos. Ambas iniciaram o ano letivo de 2024 já atendendo os estudantes em Tempo Integral.

Os protagonistas dessa história não poderiam ser outros senão os próprios estudantes que vivenciam diariamente essa dinâmica especial. Nas Emef TI de Vitória, esses estudantes são carinhosamente chamados de “Estudantes Acolhedores”, e foram eles, alunos das Emef TI Eunice Pereira Silveira, do bairro Tabuazeiro e Izaura Marques da Silva, de Andorinhas, os responsáveis por conduzir a dinâmica nas novas escolas em tempo integral da capital.

“Como a organização das Escolas em Tempo Integral se diferencia das regulares, acreditamos que é de suma importância acolher as famílias e estudantes, a partir dos relatos e dinâmicas realizadas pelos Estudantes Acolhedores, para que percebam a importância dessa rotina e organização pedagógica e seu impacto na formação integral de cada um”, explica a coordenadora do Tempo Integral da Seme, Silvana Teixeira.

Proposta pédagógica

Nos dias 8 e 28 de fevereiro, ocorreu um momento integrador e acolhedor, conduzido pelos estudantes acolhedores e acompanhada pela equipe do Tempo Integral da Seme.

“A medida que a proposta pedagógica se consolida nas novas Emef TI, todas essas práticas, planejadas e organizadas, auxiliarão no desenvolvimento da aprendizagem e do protagonismo estudantil, permitindo ao estudante o desenvolvimento de valores e competências necessárias à sua formação plena”, complementa Silvana Teixeira.

O objetivo central dessa ação conjunta é apresentar a proposta pedagógica do Tempo Integral para que as famílias entendam o currículo a ser cumprido e sua organização, considerando as práticas educativas (Acolhimento diário e tutoria) e as disciplinas da Parte Diversificada (Orientação de Estudos, Protagonismo, Projeto de vida, Educação Científica e Tecnológica e Eletivas).

Para isso, os estudantes acolhedores propõem diversas dinâmicas com os colegas, destacando o Projeto de vida como eixo central da escola em Tempo Integral. Uma dessas dinâmicas é uma atividade chamada “Varal dos sonhos”, que consiste em projetar os sonhos dos estudantes que serão construídos ao longo de sua trajetória escolar no Tempo Integral, pendurando-os em um “varal”, que fica em exposição.

Protagonismo

Sendo assim, as atividade realizada pelos estudantes acolhedores com os estudantes do 6º ao 9º ano mobilizou uma riqueza e uma multiplicidade de vivências, interações e experiências a fim de favorecer a construção do seu projeto de vida, como contam os próprios estudantes acolhedores.

“Achei emocionante participar do acolhimento nas novas Emef TI. Foi uma rica experiência de troca de aprendizagens. Nós compartilhamos conhecimentos. É muito bom poder ajudar quem está começando, a gente percebe que faz a diferença para o outro. Foi muito legal!”, contou Thayla Silva, do 8º ano da Emef de Tabuazeiro.

” Participar do momento de acolhimento das escolas foi muito bom, nós aprendemos com eles e pudemos ensinar também. Colocamos nosso protagonismo em prática e tudo aquilo que aprendemos na escola de tempo integral. Falamos o que vivemos no nosso dia a dia da escola e o quanto gostamos de estar nela. Foi uma experiência incrível”, reforçou Nicolas Souza, da mesma turma.

Quem também aprovou a dinâmica foi a Julia, estudante do 9º ano da Emef TI de Andorinhas. “Gosto muito de ser acolhedora. Foi muito divertido e uma ótima experiência! Pudemos deixar os pais mais seguros em relação ao tempo integral. É muito interessante ver os novos espaços, a dinâmica do varal dos sonhos também foi muito legal”, contou.