Estudantes da EJA participam de oficina investigativa na Praça da Ciência

Estudantes da EJA participam de oficina investigativa na Praça da Ciência
Estudantes da EJA participam oficina na Praça da Ciência

Discutir e refletir sobre o papel das mulheres como produtoras de conhecimento. Esse foi o objetivo de uma visita pedagógica realizada por um grupo de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Admardo Serafim de Oliveira. O destino foi a Praça da Ciência, um dos Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) de Vitória, que está com uma programação especial em homenagem ao mês da mulher.

Acompanhados pelas professoras Erika Souza e Suely Freitas, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma fascinante oficina sobre estrelas, inspirada na obra de Cecília Payne. A astrônoma britânica-americana está sendo homenageada com uma exposição sobre suas contribuições à astrofísica, a partir do tema “Uma viagem investigativa sobre as estrelas”.

“A Emef EJA Admardo Serafim de Oliveira compreende a cidade como um espaço educador, assim ela se apresenta como um elemento que agrega saberes ao currículo escolar. Nesse sentido, os CCEC do município de Vitória são espaços de excelência nesta construção de conhecimento, uma vez que sua essência é divulgar conhecimento cientifico a todos que o visitam”, explicaram as professoras.

Assim, o grupo de estudantes refletiu sobre o papel histórico das mulheres na ciência, o que, segundo as professores, é uma temática relevante para fomentar a participação de mais mulheres na produção do conhecimento científico. Elas ressaltaram que os alunos participaram ativamente, com muita curiosidade e interesse sobre o tema.

Além disso, as educadores expressaram o desejo de levar todos os estudantes do segundo segmento do ensino fundamental (EJA), aproveitando a programação especial da Praça neste mês. “Entendemos que esta iniciativa seja necessária para tornar visível o papel histórico das mulheres. A participação dos estudantes nas oficinas e na exposição nos auxiliou a discutir o importante papel das mulheres como produtoras de conhecimento ao longo da história mundial”, ressaltam.