Estudantes da rede municipal de Vitória participarão de encontro nacional

Estudantes da rede municipal de Vitória participarão de encontro nacional
Miguel Maioli

Protagonismo estudantil e destaque em matemática! Os estudantes Vitória da Cruz Aguiar, do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Madalena de Oliveira Domingues, em Jardim Camburi, e Miguel Maioli, do 9º ano da Emef Elzira Vivácqua dos Santos, no mesmo bairro, foram convidados para participar de uma experiência única: a 9ª Edição do Encontro do Hotel de Hilbert, que será realizado na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

O encontro reunirá aproximadamente 150 alunos, premiados pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), de todo o Brasil. A programação, que ocorrerá durante 4 dias, conta com gincanas, minicursos, aulas e palestras. A ação é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Os participantes são selecionados com base no desempenho acadêmico no Programa de Iniciação Científica (PIC) Júnior, destinado aos premiados da Obmep.

O estudante Miguel Maioli falou com muita alegria sobre a oportunidade que conseguiu devido ao seu desempenho na Obmep. Ele comenta que de todas as coisas boas que envolvem conquistar uma medalha numa olimpíada estudantil, o que ele mais gosta é conhecer novas pessoas e poder explorar ainda mais a matemática e seus desafios.

“Fiquei muito feliz de ter ganhado ouro, no dia da divulgação dos resultados no site foi muito legal ver meu nome ali, para mim foi uma evolução comparado com a última, que já havia ganhado prata. Acho muito importante a Obmep para mim, me permitiu ter um contato bem mais próximo da matemática com o PIC, e conhecer outros colegas também, como será neste encontro em Natal”, disse o estudante com entusiasmo.

A mãe de Miguel, Erika Silva, falou com muito orgulho da trajetória que o estudante vem construindo ao longo dos anos. “Miguel sempre estudou na rede pública e sempre foi um estudante dedicado, conseguiu aproveitar as oportunidades que ele teve na escola e em casa. Fiquei muito feliz com a conquista dele e sei que ele vai ter um futuro brilhante pela frente. Muito orgulho do meu filho”, destacou.

Por sua vez, a estudante Vitória da Cruz Aguiar vai participar pela segunda vez do evento, sendo que sua primeira participação foi em 2023. Vitória tem colecionado diversas conquistas em olimpíadas estudantis: conquistou medalha de Bronze no Torneio Nacional de Educação Financeira, em 2022; medalha de Prata na 17° edição da Obmep 2022; medalha de Ouro na 18° edição da Obmep 2023 e medalha de ouro na 1° Olimpíada Nacional Feminina de Química (Quimeninas).

A estudante falou com muito orgulho da trajetória que tem construído, e valoriza as experiências, conexões, aprendizado e diversão que desfruta durante todas essas vivências. “Estou verdadeiramente emocionada por ter sido selecionada para participar novamente deste encontro, a Obmep foi uma virada de chave para outro mundo, um lugar diferente onde não quero mais recuar, tão bom é a sensação das descobertas, novas oportunidades, mais uma viagem em busca de diversão e evolução. Estou indo para Natal para o 9º Encontro do Hotel Hilbert e será a minha segunda vez, como é bom ver o esforço sendo recompensado”, destacou.

Ela comentou também sobre a participação no Programa de Iniciação Científica (PIC). “O ano de 2023 foi meu segundo ano no Programa de Iniciação Científica, e eu fui a única menina na minha turma e a única da escola municipal. Eu me esforcei bastante e consegui destaque, e esse convite para o Encontro do Hotel de Hilbert é muito satisfatório. Estou feliz por todas as vitórias que o estudo e o conhecimento têm me proporcionado”, completou.

Hotel de Hilbert

Em 1925, o matemático alemão David Hilbert apresentou um paradoxo do infinito. Nele há um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Porém, sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado.

Em linguagem matemática, é mais ou menos assim: o hóspede do quarto n pula para o quarto n+1 e assim sucessivamente. Mais conhecido como Hotel de Hilbert, o paradoxo expõe a ideia de que, apesar de sempre lotado, sempre há vagas.