Exposição Fotográfica convida famílias ao acolhimento de crianças e adolescentes
A Exposição Fotográfica “Olhos que Acolhem”, que retrata o cotidiano de crianças e adolescentes que estão nos serviços de acolhimento do município de Vitória, chega ao Tiffany Center, localizado na Avenida Nossa Senhora da Penha, 595, Santa Lúcia. A mostra, aberta nesta terça-feira (23), às 14 horas, fica no espaço até a próxima sexta-feira (26), com horário de visitação das 8h às 18h, nos demais dias.
A exposição, que já foi vista por cerca de 1,5 mil pessoas, enquanto esteve instalada no Unique Mall, em Jardim Camburi, é uma organização da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), por meio do Serviço Família Acolhedora, reúne fotos produzidas pela fotógrafa Tatiana Pezzin.
A exposição “Olhos que Acolhem” é uma sensibilização para que os munícipes de Vitória voltem seus olhares para as necessidades, desejos, possibilidades e, principalmente, deem a oportunidade para que essas crianças e adolescentes sejam acolhidas temporariamente em uma família com toda sua plenitude de direitos, os quais são garantidos desde a primeira infância.
“Essa é uma ‘exposição convite’ para entrar no universo de crianças e adolescentes que nesse momento de suas vidas, necessitam de outros estarem dispostos ao exercício da empatia e do seu Acolhimento em uma Família Acolhedora”, disse a gerente de Proteção Social de Alta Complexidade Anacyrema Silva.
Para a Secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, a exposição mostra a importância de termos famílias acolhedoras para que cada criança e adolescente, que vivem nos espaços de acolhimento institucional vinculados à Semas, tenham a possibilidade de deixarem florescer suas potencialidades individuais. “Se um visitante da exposição assumir a responsabilidade do cuidar e do prazer da convivência com essas crianças e adolescentes, essa exposição já terá cumprido com sua missão”, ressaltou a secretária.
Família Acolhedora
O Serviço Família Acolhedora é responsável pelo cadastramento, habilitação e acompanhamento destas famílias que, se consideradas aptas para a função, receberão em seus lares crianças e adolescentes que, por medida de proteção, precisam ser afastados temporariamente do convívio familiar, quando suas famílias de origem encontram-se impossibilitadas de cumprir sua função de cuidado e proteção.
Na impossibilidade de retorno a família de origem ou a família extensa, são encaminhados para a adoção. O objetivo principal do Serviço Família Acolhedora é evitar a institucionalização, proporcionando o acesso ao carinho, à atenção e a convivência familiar e comunitária dessas crianças e adolescentes, de forma individualizada.
Para ser uma Família Acolhedora é preciso residir no município de Vitória, passar pelo processo de habilitação e capacitação. Para isso, a família deve entrar em contato com a equipe do serviço por meio do telefone (27) 99742-9658 e preencher uma ficha de cadastro. A família acolhedora recebe um subsídio financeiro na ordem de 60% do salário mínimo, por criança ou adolescente acolhido. Acompanhe a programação da Exposição Fotográfica e mais informações, também, no Instagram do Serviço @familiaacolhedoravitoria.
Fonte : PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.