Famílias desfrutam de manhã de interação no Parque Natural Gruta da Onça com bebês
Um grupo formado por 12 bebês com idades entre 6 meses e 1 ano, e seus respectivos familiares (pais, mães e responsáveis), terão uma manhã de muita interatividade no Parque Natural Municipal Gruta da Onça, nesta quarta-feira (12). Acompanhados de professoras e equipe técnica de suporte escolar do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (CmeiTI) Dom João Batista da Motta e Albuquerque, da Praia do Suá, eles farão descobertas e terão novas experiências e aprendizagens sobre o meio ambiente.
A proposta da atividade, planejada em parceria entre a equipe docente do Cmei TI e a equipe técnica do Centro de Educação Ambiental Gruta da Onça (CEA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), é promover maior interação entre crianças e familiares visando aprofundar esses laços afetivos e o sentimento de pertencimento aos ambientes naturais preservados de Vitória, como é o caso do Parque Natural Municipal Gruta da Onça.
“Os atributos naturais e culturais do Parque, como as nascentes, a floresta de Mata Atlântica, a gruta e a estátua da grande onça pintada inspiraram a criação do projeto da nossa unidade escolar, cujo nome é Desbravando com a oncinha pintada e se encantando com as descobertas!”, revela a professora Simone Helmer.
Estão previstas atividades de contemplação ambiental da Mata Atlântica de encosta, ida à nascente da Capixaba e da Gruta da Onça, visita à gruta e ao monumento da onça pintada, além de um momento de lanche, que envolverá as crianças e os pais, mães e responsáveis.
Politica de Educação Ambiental
A ida das crianças à unidade de conservação faz parte da parceria entre a Semmam e a Secretaria de Educação (Seme), ambas responsáveis pela gestão da Política Municipal de Educação Ambiental em Vitória.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, enfatiza que as unidades de conservação e os parques da cidade são espaços educadores que possibilitam a todos os públicos, independentemente da idade, como é o caso da educação infantil, respirar conhecimentos socioambientais e históricos de Vitória.
“No caso do Parque Gruta da Onça, está presente a Mata Atlântica de encosta, as nascentes e trilhas históricas presentes na unidade de conservação, e conta com uma estrutura moderna e aconchegante para acolher os visitantes”, ressalta.
SeMEAR
Desde novembro de 2022, com a entrega das novas estruturas do Parque Gruta da Onça, localizado na região do Centro de Vitória, as ações da Gerência de Educação Ambiental da Semmam estão sendo conduzidas também a partir da Sede Municipal de Educação Ambiental Referência de Vitória (SeMEAR), localizada nesta unidade de conservação, e responsável pela gestão das políticas públicas de educação ambiental.
“A partir da SeMEAR, a Prefeitura de Vitória cumpre uma importante missão, que é criar e fomentar nas pessoas, de todas as idades, o interesse pela sustentabilidade de nossa cidade e do meio ambiente sadio e também promover a interatividade e o protagonismo socioambiental responsável”, observa o secretário Tarcísio Föeger.
IntErAge Vix
Para mais informações sobre os projetos desenvolvidos pela Gerência de Educação Ambiental (GEA) da Semmam, e para atendimento à instituições de ensino, comunidades ou grupos que desejam parcerias para realização de projetos de educação ambiental ou visitas de cunho educativo nos parques da cidade que possuem Centros de Educação Ambiental (CEAs), basta acessar as informações no Portal Interativo de Educação Ambiental, IntErAge Vix.
Fonte : Prefeitura de Vitória
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui