Famílias se reúnem para leitura e contação de história no projeto Pé de Livro

Famílias se reúnem para leitura e contação de história no projeto Pé de Livro

Quintal com mangueiras altas, o clima ameno do outono, um cantinho confortável para sentar e viajar pelo mundo da literatura. O projeto “Pé de Livro” é tradição e encanta famílias, crianças e profissionais da educação no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ocarlina Nunes Andrade, em São Cristóvão.

A primeira edição realizada neste ano teve “quintal” cheio na unidade de ensino, com muitas famílias presentes lendo e contando histórias para os pequenos. E o incentivo à leitura acontece desde os bebês, com as turminhas dos grupos 1 e 2.

“Eu fiquei até surpresa quando entrei porque eu ainda não conhecia tanto o Cmei. Então, primeiro, me surpreendeu a estrutura, e depois me deparei com os pais, as crianças sentadas, interagindo e lendo. Isso aproxima as famílias, incentiva a leitura. Não imaginei que tivesse incentivo à leitura no grupo dois, é muito bom”, elogiou Bianka Carvalho, mãe de Heloísa, do grupo 2.

Já Vanessa Martins, mãe de Benício, também do grupo 2, já conhecia o projeto, pois o menino está matriculado no Cmei desde o ano passado. Ela contou que já estava sentindo falta da atividade, que é aguardada com muita expectativa também pelas famílias.

“Já é o segundo ano do Benício no Cmei, ano passado já conheci o Pé de Livro e esse ano já estava sentindo falta. Eu acho importante essa interação dos pais com os filhos na escola. É diferente do espaço de casa, eles têm interesse maior, veem os coleguinhas também lendo, eles gostam. Esse incentivo é muito importante. Porque a partir desses momentos aqui, eles já se interessam em casa. O Benício mesmo, quando fica mais agitado, a gente conversa, ele para para ouvir histórias”, disse.

Há mais tempo na comunidade escolar do Cmei Ocarlina, Daiany Carlini e Josué dos Santos, mãe e pai de Débora e Daniel, matriculados grupos 5 e 6, são encantados com o Pé de Livro e participam em todas as edições do projeto com os filhos.

Projeto "Pé de livro" - CMEI Ocarlina Nunes Andrade

“É um momento que, pra gente, é especial, bem esperado pela nossa família. Pra nós traz muita satisfação estar no espaço que eles relatam constantemente as atividades, o que eles desenvolvem aqui. E a gente vê o resultado. É um momento que eles esperam com muita empolgação”, contou Daiany.

“As crianças estão muito ligadas a telas e esse é um momento de mostrar pra eles o livro, a leitura, a conversa. A gente gosta desse momento até para uma questão de ensino, que o conhecimento está aqui nos livros. Em casa, a gente conta histórias pra eles todos os dias, eles pedem. E aqui eles fazem muita festa, ficam muito felizes quando é dia de Pé de Livro”, completou Josué.

Pé de Livro

O projeto Pé de Livro é uma ação pedagógica realizada por períodos espaçados já agendados no cronograma anual do Cmei Ocarlina Nunes Andrade. As famílias e profissionais sentam embaixo dos pés de manga para contação de histórias. A mediação é realizada com intuito de instigar a leitura de livros de literatura infantil, sendo também, o próprio Pé de Livro, um mediador de leitura, fortalecendo os laços afetivos com a família e Cmei.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, esteve na unidade de ensino na manhã desta quinta-feira (27), acompanhando a dinâmica da atividade. “É um projeto fantástico, muito bacana, inovador, gera interação entre pais, filhos, professores, toda a comunidade escolar e estimula a leitura. O ambiente é extremamente acolhedor, nós estamos aqui entre mangueiras, as famílias se sentem muito à vontade. Nós vemos aqui uma aprendizagem contínua e mútua, as famílias estão aqui interagindo umas com as outras, isso reforça a consciência e a responsabilidade dos pais e contribuiu para que a nossa cidade seja cada vez melhor. Projeto Pé de Livro é sucesso total”, destacou.

Também presente na unidade de ensino, a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner ressaltou o envolvimento da equipe escolar com o projeto. “Para ser feito assim, com todo o engajamento, com o Cmei todo preparado para receber as famílias, não é apenas um projeto escrito no papel, é algo que está no coração dessa equipe. As famílias se apaixonam pelo Pé de Livro porque a equipe do Cmei Ocarlina é apaixonada pelo Pé de Livro. Nós temos aqui o incentivo à leitura, a ambientação favorável a esse momento, e, mais do que isso, proporcionando às famílias uma vivência que reforça o vínculo com as crianças, com a escola. É encantador”.

Projeto "Pé de livro" - CMEI Ocarlina Nunes Andrade

Vivências e afeto

Por meio da leitura, as crianças desenvolvem concentração, memória, raciocínio e compreensão. Ler uma história para uma criança estimula a linguagem oral e amplia a capacidade criativa. Mais do que isso, o Pé de Livro também é um projeto que trabalha vivências, com a reunião de famílias e crianças no pátio, e afetos.

“A ação mobiliza todas as turmas e as famílias também são convidadas a ficar. A gente faz um movimento anterior, de incentivo à leitura, explicando o objetivo e as atividades do projeto. As famílias se engajam muito. O Cmei todo se mobiliza para organizar o espaço e receber as pessoas em cada turno. O objetivo é que as famílias leiam pelo menos uma história para as crianças. As famílias que não podem ficar, as crianças ficam com a família do coleguinha ou com a equipe escolar. É um momento de bons encontros”, afirmou a professora articuladora Roberta Barros.

A pedagoga Guida Mesquita destacou que o Pé de Livro é um projeto que abre as portas da leitura e da escrita para as crianças desde os primeiros grupos atendidos na unidade de ensino.

“O trabalho da leitura e escrita com a criança desde o grupo 1 incentiva a gostar de ler. Isso contribui para o contato com esse mundo da leitura e escrita no processo de ensino-aprendizagem. No grupo 6, nós temos crianças já produzindo pequenos textos e lendo algumas palavras e isso é resultado das vivências, de ofertarmos muitos incentivos à esse universo letrado, sempre de forma lúdica, com muita contação de história, alfabeto móvel, jogos, letrinhas de brinquedos. Isso contribuiu para a apropriação da leitura e da escrita pelas crianças”, detalhou.

No ano de 2015, Maria Aparecida Pereira Carneiro e Maria da Glória Bonno, que eram pedagogas do Cmei Ocarlina Nunes Andrade, tiveram a ideia de criar um projeto chamado Pé de Livro por ter no pátio da unidade de ensino pés de manga onde seria possível pendurar cestinhas e colocar livros infantis dentro.

A partir dessa ideia, a equipe escolar arruma o pátio com esteiras no chão, tapetes, cestinhas com livros infantis penduradas na mangueira, almofadas e ornamentação com tecidos coloridos.

Fonte : PMV