Fenômeno meteorológico explica as intensas chuvas no Sul do Espírito Santo

Fenômeno meteorológico explica as intensas chuvas no Sul do Espírito Santo

Devido ao calor excessivo que atingiu todo o país durante um longo período de tempo, as chuvas se concentraram um curto espaço de tempo

Desde sexta-feira (22), a região do Sul do Espírito Santo está em estado de alerta em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado.

De forma geral, as chuvas que aconteceram entre o RJ e o Sul do ES foram superiores à média climatológica para o mês de março.

Na região entre Bom Jesus do Norte e do Rio Itabapoana, os acumulados do mês atingiram, até o momento, 487mm de chuva, onde a média para março fica entre 200 e 250mm. No município de Mimoso do Sul, a chuva acumulada até o momento, foi de 248mm, onde a média é de 200mm.

Segundo o meteorologista do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), Ivaniel Foro Moro, existe uma explicação para as fortes chuvas.

“O problema é que tivemos um ciclo de onda de calor muito forte e prolongado, fazendo com que as chuvas se concentrassem em um curto espaço de tempo, trazendo grande volume de precipitação para região sul e serrana do ES”, explica o meteorologista.

Ainda segundo Ivaniel, o grande volume de água em curto espaço de tempo faz com que os rios transbordem e alaguem bairros mais baixos da cidade, resultando nos desastres que ocorreram em Mimoso do Sul.

O meteorologista afirma que março é um mês marcado por muita chuva volumosa, que normalmente encerra o ciclo de chuvas do verão.

Mas de forma geral, as chuvas que aconteceram entre o RJ e o sul do ES neste final de semana foram superiores à média climatológica para esse mês.

ES recebe alerta de chuva intensa até segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas com perigo potencial em 61 cidades do Espírito Santo. O aviso do instituto começa a valer neste domingo (24) e vai até às 10h desta segunda-feira (25).

Segundo a previsão do Inmet, neste período são esperadas chuvas com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar aos 50 milímetros. Já os ventos devem alcançar velocidades que variam entre 40 e 60 quilômetros por hora.