Formação para servidores aborda vivências socioambientais como tema principal

Formação para servidores aborda vivências socioambientais como tema principal

Fechando o mês do meio ambiente (junho), nesta sexta-feira (30), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realiza a abertura do processo formativo sobre temas socioambientais do cotidiano de Vitória a ser ministrado para um grupo de 172 servidores que atuam na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A capacitação terá início às 9 horas, no auditório Zemar Moreira Lima, na Prefeitura de Vitória.

Divididos em grupos com 30 participantes, todos os 172 servidores terão a oportunidade de vivenciar as diversas temáticas socioambientais espalhadas pelo município de Vitória a partir dos Centros de Educação Ambiental (CEAs), da Semmam, ao logo de seis encontros formativos que acontecerão entre os meses de julho e outubro.

Os temas mata atlântica, ambiente praial, manguezal, resíduos, bem-estar animal, mata paludosa, restinga e água serão tratados por meio de vivências nos CEAs, com a utilização de dinâmicas de interação, interpretação ambiental, contemplação da paisagem, diálogos e trilhas em ambientes naturais, entre outras estratégias de aprendizagens.

Para tanto, estão previstas visitas técnicas aos espaços educadores, como o Refúgio da Vida Silvestre (Revis) da Mata Paludosa (antigo parque da Fazendinha), Parque da Fonte Grande, Parque Natural Municipal Gruta da Onça, Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, Parque Padre Alfonso Pastore (Parque Mata da Praia), Parque Dom Luiz Gonzaga Fernandes (Baía Noroeste).

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, a proposta é aproximar os servidores que atuam na Assistência Social aos equipamentos públicos presentes nos parques urbanos e unidades de conservação. “Assim será possível o estabelecimento de parcerias entre os serviços de atendimento prestados pela Semas no projeto Caminhando Juntos (Cajuns), nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e nos Centros de Convivência da Terceira Idade, por exemplo”, pontou.

“Com as atividades desenvolvidas pelos Centros de Educação Ambiental da Semmam poderemos potencializar ações e projetos conjuntos e que tenham o território de atuação desses equipamentos locais de intervenções positivas e imediatas”, ressaltou a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha.

Mais informações sobre os projetos e ações desenvolvidos na capital estão disponíveis no Portal Interativo de Educação Ambiental da Prefeitura de Vitória, o intErAgevix.

Fonte: Prefeitura de Vitória.