Fórum de Gestão de Lideranças Públicas: Vitória participa de evento em São Paulo

Fórum de Gestão de Lideranças Públicas: Vitória participa de evento em São Paulo
Fórum de Gestão de Lideranças Públicas

Com o objetivo de modernizar e desenvolver a gestão de lideranças públicas nos governos municipais, foi realizado, na sexta-feira (4), o Fórum de Gestão de Lideranças Públicas, em São Paulo. A Prefeitura de Vitória participa do evento e está representada pelo Secretário de Gestão e Planejamento, Regis Mattos, e pelos servidores Fernanda Mayer, Luciana Malini e Riller Sidequersky, participa do evento que discute as melhores práticas para atração, desenvolvimento e engajamento de dirigentes públicos.

Parte do programa + Líderes, o fórum envolve, ao todo, 12 prefeituras do Brasil. As gestões municipais participantes foram selecionadas pelos idealizadores do programa que são a Vetor Brasil, que é uma organização da sociedade civil, com o apoio da Vamos, que figura como parceira. O objetivo do evento é priorizar desafios e criar um ambiente de trocas e conexões entre as 12 cidades participantes.

Com o encerramento da trilha formativa sobre Sistemas de Alta Direção Pública, de 6 módulos, e com os dados do diagnóstico de maturidade em gestão de lideranças em cada uma das 12 Prefeituras, as lideranças estarão  prontas para a priorização do desafio que será trabalhado nas próximas etapas de implementação do programa.

No evento, a facilitação ficou por conta dos especialistas Arthur Aguillar e Eduardo Kaplan, no método “Adaptação Iterativa Orientada por Problemas” (PDIA, na sigla oficial em inglês para Problem Driven Iterative Adaptation), uma abordagem desenvolvida pelos Professores Matt Andrews, Lant Pritchett e Michael Woolcock, da Universidade de Harvard, que oferta um passo a passo para decompor  problemas em suas causas principais, identificar pontos de partida, procurar possíveis soluções, agir, refletir sobre o que aprendeu, adaptar-se e depois agir novamente.

O encontro é um passo importante de aprofundamento dos problemas em cada contexto municipal, que permite traçar um caminho de implementação da Política de Desempenho e Desenvolvimento de Lideranças Públicas.

“Um dos maiores desafios na gestão pública é atrair e desenvolver quadros qualificados, que possam liderar com excelência as organizações públicas. A participação de Vitória no Fórum representa a nossa busca pelas melhores práticas, que nos permitam aumentar nossa capacidade em entregar melhores serviços e mais investimentos para a população da cidade.”, comentou o  secretário de Gestão e Planejamento,  Regis Mattos.

 

Fonte: PMV