Gentileza: projeto desenvolvido com crianças emociona comunidade escolar

Gentileza: projeto desenvolvido com crianças emociona comunidade escolar
Gentileza gera gentileza: projeto do Cmei João Pedro de Aguiar

Promover uma cultura harmoniosa, com um ambiente escolar prazeroso e acolhedor para todas as crianças são valores fundamentais para a equipe escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Pedro de Aguiar, localizado em Jardim Camburi. Anualmente, a instituição adota o projeto “Gentileza gera gentileza”, sensibilizando toda a comunidade escolar em torno dessa ideia inspiradora.

A iniciativa visa sensibilizar não apenas os pequenos, mas também as famílias e os profissionais da educação, sobre a importância da gentileza no tecido social. Mais do que uma simples palavra, a gentileza é encarada como um pilar essencial para a convivência harmoniosa e o respeito mútuo.

O projeto engloba uma série de ações concretas que buscam resgatar gestos simples e promover atitudes diárias pautadas no respeito, carinho e atenção ao próximo. Através de comunicação não-violenta e práticas colaborativas, o Cmei busca transformar comportamentos negativos em condutas positivas, promovendo uma cultura de empatia e solidariedade.

Dentro desse contexto, são oferecidas diversas oportunidades de aprendizagem para o desenvolvimento integral das crianças. Desde atividades práticas até murais, bilhetes, cartões e pinturas, cada iniciativa é pensada para estimular a cooperação, a criatividade e a consciência social. As famílias também participam e contribuem com mensagens positivas e de gentileza por meio de murais colaborativos e atividades diversas.

A diretora do Cmei, Claudia Barbosa, falou sobre a iniciativa. “O compromisso do Cmei João Pedro de Aguiar vai além das salas de aula, estendendo-se para a construção de uma comunidade escolar verdadeiramente acolhedora e inclusiva, onde a gentileza é cultivada como um valor inegociável”, destacou a gestora.