Guarda Municipal intensifica ações de fiscalização e conscientização na aplicação da Lei Seca

Guarda Municipal intensifica ações de fiscalização e conscientização na aplicação da Lei Seca

Com o intuito de reduzir as taxas de acidentes e salvar vidas por todo o país, a lei 11.705, conhecida como Lei Seca, completa 15 anos nesta semana. Pensando na qualidade de vida e segurança do capixaba, a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) se prepara para realizar um intenso trabalho preventivo e ostensivo de conscientização e fiscalização em diversos pontos do município.

Com foco na conscientização, os agentes se mobilizam para fazer ações todos os dias em Vitória. O objetivo é deixar evidente para os condutores o perigo de dirigir ou pilotar com concentração de álcool no sangue e suas consequências no trânsito. Também serão realizadas fiscalizações em relação à alcoolemia e autuação aos motoristas que infringem a lei dentro do município.

“O objetivo é proibir que pessoas dirijam sob a influência de álcool ou outra substância psicoativa, ficando o condutor transgressor sujeito a pena de multa e suspensão da carteira de habilitação por 12 meses. Estamos focados em diminuir os dados de acidentes por esta causa e por isso vamos realizar as ações com foco na Lei Seca”, disse Brunno Xavier, Chefe de Trânsito da Guarda Municipal.

 

“Mesmo com alguns condutores desrespeitando as regras, é perceptível que a lei tem contribuído diretamente para a redução dos resultados negativos”, comentou Brunno.

Ocorrências

A lei apontou as proibições e consequências para os condutores que dirigem com efeito de álcool no sangue. Com o trabalho das autoridades, o número de acidentes e lesões envolvendo civis alcoolizados diminuíram consideravelmente. Em operações da Guarda, mais de 200 condutores são submetidos ao teste do etilômetro e cerca de 10% dos abordados são pegos embriagados, dado que demonstra a importância das ações feitas pela Guarda.

De julho de 2004 a até os dias de hoje, 1087 ocorrências foram registradas com incidentes de direção perigosa e embriaguez em Vitória, deste dado, 1000 ocorrências referem-se a embriaguez.

Para realizar o trabalho, a corporação da Guarda utiliza ferramentas que contribuem na identificação dos condutores que tenham ingerido bebida alcoólica, algumas delas são o drone, vídeo monitoramento, etilômetro passivo e ativo, estatísticas nos principais corredores e também dentro dos bairros.

Fonte: Prefeitura de Vitória.