Hepatites virais: Vitória realiza testagem neste sábado (11)

Hepatites virais: Vitória realiza testagem neste sábado (11)

Vitória aderiu ao programa para ampliação de testagem rápida para hepatites B e C, que tem como principal objetivo testar os moradores com 40 anos ou mais, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Até o momento, foram registrados 42 casos de Hepatites virais, em 2020, foram 54 casos.

Para reforçar as medidas de prevenção e o tratamento correto às hepatites virais, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus)realiza neste sábado (11), das 8h às 15h, no Maanaim Vitória, ações de testagem rápida para hepatites B e C.

A ação é uma parceria com o Rotary Club e voluntários da Escola Técnica de Enfermagem Lusíadas. No local, a população também receberá informações sobre a doença, aconselhamento por profissionais de saúde e, nos casos positivos, o munícipe receberá encaminhamento para consulta médica.

O teste rápido é uma forma simples e acessível de diagnosticar a doença e pode ser realizado nas Unidades de Saúde e Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da Capital. O teste e o tratamento estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Hepatite

A hepatite viral é uma doença infecciosa que se aloja especialmente no fígado e transmitida por meio de relação sexual desprotegida, contato com secreções e sangue contaminados e por transmissão vertical.

Sintomas

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Prevenção

Algumas medidas simples podem evitar a doença: lavar bem as mãos; ingerir somente água filtrada ou fervida; lavar bem os alimentos antes do consumo; sempre usar preservativos nas relações sexuais; evitar contato com sangue; exigir material esterilizado ou descartável em consultórios médicos, dentários, salões de beleza, estúdios de tatuagem e colocação de piercing; não compartilhar agulhas ou seringas, lâminas de barbear, escova de dentes, entre outros hábitos de higiene padrão.

 

 

Reprodução: PMVV