“Hora da Poesia”: projeto da PMV e Secretaria de Cultura ocorre na próxima sexta (27)
Na próxima sexta-feira (27), a partir das 09 horas da manhã, acontece mais uma ação do projeto “Viagem pela Literatura”, a atividade “Hora da Poesia”, no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória.
Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, a ação é desenvolvida sempre à última sexta-feira de cada mês com a participação de escritores e poetas do Espírito Santo.
Em agosto, o projeto que tem como objetivo incentivar a prática da leitura, conta com a participação dos escritores e poetas Angela Jardim, Consuelo Pagani , Fabio Aiofi e Ruy Perini. Conheça um pouco da história de cada um deles:
Angela Jardim
Natural de Miracema (RJ) mudou-se, a trabalho, para o Espírito Santo ainda na década de 80, por isso se considera capixaba de coração. Depois de se aposentar, decidiu se dedicar à sua paixão pela poesia, que escreve desde os 13 anos de idade.
Em 2011, sua dedicação rendeu seus primeiros frutos, com a obra “Abstrato e Substrato”, em que suas reflexões existenciais e ideológicas como mulher expõem o avesso da funcionária pública, falando de uma ânsia frenética pela liberdade e suas reflexões sobre a vida.
Lançou ainda “Extratos fera” (2013) e “Extraordinário” (2019). A obra da poetisa trata dos mais variados temas, desde os mais prosaicos e cotidianos aos mais profundos e sociais, com uma visão atual, feminista, ecológica, espiritualizada, mas também romântica e bem-humorada.
Fabio Aiofi
Fábio Aiolfi é capixaba de Aracruz. Começou sua carreira artística no teatro em 2005, atuando em mais de vinte espetáculos teatrais e contação de histórias.
Na literatura, lançou em 2010 o livro “Entre o Amor e a Fogueira” e em seguida vários livros de poesias, peças teatrais e infantis.
Atualmente, vive o “Andarilho Capixaba” em seu canal do Youtube, divulgando a história, cultura e turismo do Espírito Santo.
Consuelo Pagani
Natural de Corinto, em Minas Gerais, é poetisa, escritora e arteterapeuta. Ganhou 1º lugar no concurso “Poesia Sem Fronteiras/2021”, foi semifinalista no Concurso literário internacional “Pena de Ouro” e 8º lugar no “Prêmio Luiz Gonzaga” em 2021.
Entre suas obras está o livro infantojuvenil “A Viagem da Gotinha”. A escritora recebeu também, no ano de 2013, a comenda Ruth Cardoso pela Câmara Municipal de Vitória, pela autoria e coordenação do Projeto Pequeno Cidadão, realizado com crianças em situação de abrigamento.
Ruy Perini
Médico psiquiatra, psicanalista e mestre em estudos literários, Ruy Perini é autor dos livros “Não há remédio certo, – Loucura e paixão na obra de Machado de Assis”, “O arquiteto cego”, “Os olhos de Lourenço”, dentre outros.
Viagem pela Literatura
O “Viagem pela Literatura” é um projeto premiado em âmbito nacional, criado há 27 anos. Ele tem como objetivo incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias na Biblioteca Municipal e em espaços diversos do município, abordando diferentes linguagens.
Entre as suas atividades, estão: Contação de Histórias, Encontro com Escritores, Viver o Livro ao Vivo e em Cores (peças teatrais baseadas em livros), Círculos de Leitura, Sarau poético, Leitura no Parque e Praça, Oficina de Poesia, Crônica, Contação de Histórias, de Artes e Caixas-estantes, que são minibibliotecas que circulam nas comunidades que possuem pouco acesso aos livros.
Reprodução PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui