Idosos, crianças e pessoas com deficiência têm especial de fim de ano da Semas

Idosos, crianças e pessoas com deficiência têm especial de fim de ano da Semas
Especial de Fim de Ano da Semas

Por Paula M. Bourguignon ([email protected]) | Com edição de Matheus Thebaldi

Alegria, emoção, resgate da memória e boa música. A Gerência de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (GSC), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), gravou um “especial” de fim de ano para usuários e familiares do Centro de Referência para Pessoas com Deficiência (CRPD), Centros de Convivência para a Terceira Idade (CCTIs), Núcleos de Integração Social para Pessoa Idosa (Nispis) e Serviço de Convivência para Crianças e Adolescentes (Cajuns).

A programação será divulgada na próxima quarta-feira (30), às 19 horas, no YouTube idoso.vitoria. Há diversas músicas, vídeos da trajetória da GSC, participações especiais e depoimentos de gestores e parceiros, como o Instituto Gênesis e Adra.

Banda

Para a gravação do especial, foi formada uma banda de educadores de músicas dos equipamentos: Cláudia Rocha (CCTI) na percussão; Darlon Vacari (CCTI) na bateria; Jailton Júnior (Cajun) no baixo; Katarina Lopes (CCTI) no vocal; Luiz Eduardo Martins (Cajun) no violão e vocal; Mayara Souza (CCTI) no vocal; e Victor Dadalto (CRPD) no violino.

No repertório, forró, samba, Música Popular Brasileira (MPB), rock e pop-rock.

“O repertório do especial de fim de ano da Gerência de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (GSC) foi pensado com muito carinho e relembrando as memórias afetivas dos atendidos. A ideia é que todos os usuários fossem tocados de alguma forma. Foi um jeito para que munícipes que ainda não frequentam os nossos serviços sentissem um pouquinho da energia e da diversidade que nós transmitimos para os nossos atendidos. Esperamos que todos se divirtam e se emocionem”, disse a educadora de música do CCTI, Katarina Lopes.

Interatividade

“Com o lançamento do projeto Convivência Interativa, em meados de março deste ano, os atendimentos foram adequados à nova realidade a partir do isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus. Ao todo, foram produzidas 173 lives (até dia 30/12). Desde então, toda a interação nas diversas oficinas ofertadas deu lugar à interatividade dos grupos de WhatsApp, dos vídeos e lives diárias em nossas redes sociais. A internet fez com que fosse alcançando um público ainda mais diversificado do que era atendido presencialmente. Buscamos manter a proximidade, a convivência e o estreitamento dos vínculos”, declarou o orientador social do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Júlio Barros.

Encerramento

“Todo ano realizávamos o culto ecumênico, envolvendo todos os nossos serviços. De alguns anos para cá, transformamos em Cantata de Natal, no Parque Moscoso. Em virtude da pandemia, fizemos essa programação gravada. Teremos representantes de todos os nossos equipamentos. Esse é um evento de encerramento, que promete levar muita alegria a todos os lares”, explica a gerente dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Famíglia Martins.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.