Ilha das Caieiras celebra projeto Viagem pela Literatura na manhã deste sábado
Na manhã de sábado (11) foi a vez do bairro Ilha das Caieiras receber o caminhão, que percorre ruas e avenidas da capital, para celebrar junto à população, os 30 anos do Projeto Viagem Pela Literatura.
Por volta das 9h o “caminhão da cultura”, como vem sendo popularmente chamado, estacionou na Avenida Beira Mar, em frente à Unidade de Saúde da Ilha das Caieiras, abriu suas portas laterais e de lá saiu muita arte e entretenimento para a comunidade.
Marcus Vinícius e Lavínia Moreira deram o “start” com a atividade de contação de histórias. A seguir, a boa música tomou conta do local com o grupo de Chorinho Corta Jaca.
“Criada na Ilha das Caieiras, Alice Moreira levou a afilhada de 2 anos para assistir à contação de histórias. Para ela, é muito importante que crianças de sua família cresçam tendo conhecimento do que é e, além disso, tenham acesso à cultura desde cedo. “Cresci aqui na Ilha das Caieiras, então, para mim é muito importante ver a cultura entrando na região para as crianças, porque a gente sabe que é muito difícil, na comunidade, ter esse acesso à cultura. E para mim, que cresci aqui e faço parte da arte, é muito importante que as crianças também cresçam e apreciem essa arte, que é o teatro, que é a música, que é a arte em si”, disse Alice.
O evento que vem ganhando as comunidades de Vitória é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Sesi Cultura e celebra os 30 anos do Projeto Viagem Pela Literatura, da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.
“Esse é um projeto que acontece há 30 anos dentro das bibliotecas e escolas. Comemorar um projeto com essa força, com os parceiros que nós temos, estabelece uma relação de comprometimento em trazer cultura de forma leve para quem muitas vezes não tem acesso ao livro. A missão da Prefeitura de Vitória é reduzir a distância entre o cidadão e a cultura. Temos o prazer de percorrer a cidade com encanto e talento para apresentar, e isso tem dado certo”, disse o secretário Municipal de Cultura, Edu Henning.
A ação leva o projeto para dentro das escolas da rede municipal de ensino, uma sexta-feira por mês e é aberto à população no dia seguinte, sábado, naquela mesma comunidade disseminando cultura por meio das linguagens artísticas de música e contação de histórias.
Na última sexta-feira (10) a escola beneficiada com o universo lúdico do caminhão foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eliane Rodrigues dos Santos.
Educação
Além da Semc, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) abraça o projeto por meio da indicação das escolas que receberão a ação e abertura dos seus espaços de ensino.
“Temos muito orgulho de participar do projeto Viagem Pela Literatura, o que reforça nosso compromisso em promover o acesso à cultura para nossas crianças e estudantes. Essa iniciativa amplia horizontes, estimulando o gosto pela leitura e enriquecendo a experiência educacional dos estudantes”, declarou a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner.
Confira as próximas apresentações:
Escolas
14/06 – 16h – Emef Maria José Costa Moraes (São José);
09/08 – 16h – Emef Maria Stella de Novaes (Grande Vitória);
13/09 – 16h – Emef Neuza Nunes Gonçalves (Nova Palestina I);
11/10 – 16h – EmefTI Paulo Reglus Neves Freire (Inhanguetá);
08/11 – 16h – Emef Rita de Cássia de Oliveira (Resistência);
06/12 – 16h – Emef Suzete Cuendet (Maruípe).
Apresentações para a comunidade
15/06 – 9h30 – São José;
10/08 – 9h30 – Grande Vitória (Praça Durval Miguel do Nascimento);
14/09 – 9h30 – Nova Palestina I (Rua do Pedestre – Orla de Nova Palestina);
12/10 – 9h30 – Inhanguetá (Rua Augusto Ayres Ribeiro);
09/11 – 9h30 – Resistência (Rua São Sebastião – ao lado da Central de Serviços);
07/12 – 9h30 – Maruípe (Praça São José Operário).
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui