Iniciada obra de contenção de encosta no Parque Municipal Pedra da Cebola

Iniciada obra de contenção de encosta no Parque Municipal Pedra da Cebola

A Prefeitura de Vitória iniciou as obras de contenção da encosta no Parque Municipal Pedra da Cebola. Nos próximos seis meses, operários trabalharão com equipamentos pesados para estabilizar a encosta na área sul do parque, que tem 100 mil m². A área em obras tem pouco mais de 500 m² e está duplamente isolada.

A obras devem ser concluídas em 180 dias, a serem completados em outubro, caso as condições climáticas sejam favoráveis. O investimento de R$ 1.687.431,98 gera 12 empregos diretos e 19 indiretos. Os dados são da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que aponta para a criação de 7,64 empregos diretos e 11,4 empregos indiretos para cada R$ 1 milhão investidos na construção civil.

O Parque

O Parque Municipal Pedra da Cebola foi criado em novembro de 1997, na região norte da cidade, e é frequentado diariamente pela população residente nos bairros de seu entorno: Jardim da Penha; Mata da Praia; Boa Vista; República e Morada de Camburi. Até o ano de 1978 a área era uma pedreira, que deixou um paredão de rochas fraturadas com as explosões.

O paredão sempre foi monitorado pelo Projeto Mapenco, que em novembro de 2022, identificou a necessidade de retirada da vegetação e a execução de obras de contenção. Com as chuvas e a ação mecânica das raízes da vegetação o local passou a ser classificado com nível de risco muito alto ou R4.

A secretaria de Obras interditou a área colocando placas e cerquite com distanciamento de 15 metros na extensão do paredão rochoso, abaixo do mirante. A área isolada representa apenas 1% da área do parque.

Uma empresa foi contratada por ata de registro de preços para elaboração dos projetos e execução das obras. No local a contratada está instalando telas de aço de alta resistência e contrafortes e fará ainda a drenagem superficial.

Fonte : PMV