Jogos Escolares de Vitória começa nesta segunda (19)
Superação. Resiliência. Criatividade. Dedicação. Trabalho em equipe. Colaboração. Amizade. Respeito. Nesta segunda-feira (19), após dois anos de intervalo, a pira olímpica será novamente acesa na cidade de Vitória, abrindo a 50ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi), que reúne 1.824 estudantes, do 6º ao 9º ano, representando 26 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef).
A cerimônia de abertura, além do juramento dos atletas e do acendimento da pira olímpica, terá como atrações a Banda do 38º Batalhão de Infantaria, o grupo Cheerleaders Ufes, Circo da Emef João Bandeira e Ginástica Rítmica da Emef TI Eunice Pereira Silveira. A solenidade será realizada no Ginásio do Tancredão, às 14h30, e a entrada é gratuita.
“Nós sabemos o quanto o esporte transforma vidas, o quanto o esporte motiva a busca de um sonho. O mundo celebra o esporte em grandes eventos e nós também sabemos que grandes atletas não nascem prontos, eles vão sendo formados ao longo da vida e, muitas vezes, essas histórias começam na escola, a partir do olhar e do incentivo de um professor. Ao trazer de volta o Jemvi, nós estamos trabalhando a cooperação e a socialização, desenvolvendo o espírito de liderança e o respeito entre os nossos estudantes. Chegar a 50 edições é um marco e, com certeza, serão dias de muita emoção, de disputa saudável, cujo maior resultado é a integração da nossa rede”, destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
Como serão os jogos
Os jogos terão nove modalidades em disputa: Futsal, Handebol, Basquete, Voleibol e Queimada; Atletismo (corrida de 100m; salto em distância; arremesso de peso e corrida de revezamento 4x100m); Xadrez; Dama e Tênis de Mesa.
O Jemvi tem o objetivo de valorizar as experiências de estudantes e professores nas aulas de Educação Física e promover vivências do esporte como espaço social e cultural, em que os sujeitos envolvidos possam ampliar as oportunidades de conhecimento, interação, colaboração, solidariedade e prazer de praticar esportes.
O evento faz parte do Festival de Linguagens Integradas e está dentro do calendário de atividades que celebram o aniversário de Vitória. As partidas começam na terça-feira, dia 20, com o Vôlei, também no ginásio do Tancredão, e seguem até 23 de novembro, quando disputas de Tênis de Mesa encerram o evento. A cerimônia de encerramento está marcada para o dia 06 de dezembro.
Jemvi
Constituídos historicamente como uma ação pedagógica, os Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi) são direcionados a todas as Emef de Vitória, para adolescentes e jovens do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, além dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A competição escolar acontece desde 1971. Em sua primeira edição, a ideia era promover uma disputa entre duas unidades de ensino. Uma proposta então foi apresentada à Secretaria Municipal de Educação, com a ideia de que a disputa contemplasse todas as escolas da rede municipal, que na época contava com nove unidades de ensino. Atualmente, Vitória tem 54 escolas de ensino fundamental.
Escolas participantes
- Emef Álvaro de Castro Mattos, Jardim da Penha
- Emef Arthur da Costa e Silva, República
- Emef Alvimar Silva, Santo Antônio
- Emef Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, Jardim Camburi
- Emef TI Anacleta Schneider Lucas, Fonte Grande
- Emef Ceciliano Abel de Almeida, Itararé
- Emef Éber Louzada Zippinotti, Jardim da Penha
- Emef Elzira Vivácqua dos Santos, Jardim Camburi
- Emef TI Eunice Pereira Silveira, Tabuazeiro
- Emef Experimental de Vitória – Ufes, Goiabeiras
- Emef Francisco Lacerda de Aguiar, São Pedro
- Emef Heloisa Abreu Júdice de Mattos, Inhanguetá
- Emef TI Izaura Marques da Silva, Andorinhas
- Emef João Bandeira, Consolação
- Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira, Maria Ortiz
- Emef TI Moacyr Avidos, Ilha do Príncipe
- Emef Mauro Braga, Do Quadro
- Emef Marieta Escobar, Santa Martha
- Emef Maria Madalena de Oliveira Domingues, Jardim Camburi
- Emef Orlandina D’Almeida Lucas, São Cristóvão
- Emef Otto Ewald Júnior, Itararé
- Emef Octacílio Lomba, Maruípe
- Emef Rita de Cássia Oliveira, Resistência
- Emef Profª. Regina Maria Silva, Inhanguetá
- Emef Suzete Cuendet, Maruípe
- Emef Vercenílio da Silva Pascoal, Joana D’Arc
SERVIÇO
Cerimônia de Abertura 50ª edição do Jemvi
Atrações: juramento dos atletas, acendimento da pira olímpica, Banda do 38º Batalhão de Infantaria, grupo Cheerleaders Ufes, Circo da Emef João Bandeira e Ginástica Rítmica da Emef TI Eunice Pereira Silveira
Quando: segunda-feira (19), às 14h30
Onde: Ginásio do Tancredão. R. Rosilda Falcão dos Anjos, Mário Cypreste
Entrada gratuita.
Fonte; PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.