Jovens do CRJ Exploram Ofícios e Tradições das Paneleiras na Oficina de Saberes

Jovens do CRJ Exploram Ofícios e Tradições das Paneleiras na Oficina de Saberes

O sábado (7) será de imersão cultural para os participantes do Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Vitória. Na programação, uma manhã no Galpão das Paneleiras, conhecendo de perto o processo artesanal da fabricação das panelas de barro e toda a história deste ofício tradicional capixaba. A atividade é gratuita e é voltada para moradores de Vitória com idade entre 15 a 29 anos.

“Será uma oportunidade para a juventude conversar diretamente com as artesãs, guardiãs deste Patrimônio Imaterial, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pela preservação e valorização de bens culturais do Brasil”, diz a coordenadora de Políticas de Juventude da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Ariane Miranda.

Para a gerente de Direitos Humanos da Semcid, Renata Segóvia, conhecer o contexto do território, a relevância para a cultura, economia e turismo da cidade é a melhor forma de promover a valorização de nosso patrimônio cultural. “A produção das panelas de barro é responsável pelo sustento de quase uma centena de famílias em Vitória e está conectada a símbolos culturais como a moqueca e atividades tradicionais, como a cata de mariscos e a extração do barro e do tanino”, acrescenta.

Além de conhecer o passo a passo da produção das panelas de barro, desde a modelagem até a queima para a posterior pintura das peças com o tanino extraído do mangue, os participantes também vão produzir artefatos de barro, com orientações das artesãs.

Oficina de Saberes: Ofício das Paneleiras de Goiabeiras

Dia 7, das 8h30 às 12h,
No Galpão das Paneleiras

Programação
8h30 – Recepção e café da manhã
9h – Abertura
9h20 – Contação de histórias sobre as paneleiras, com Jamilda Bento
10h30 – Atividade prática “Mãos no Barro”
12h – Encerramento e entrega de certificados

Informações: [email protected] e @crjvitoria

Fonte: Prefeitura de Vitória.