Junho Violeta: Vitória terá ações de combate à violência conta o idoso

Junho Violeta: Vitória terá ações de combate à violência conta o idoso
Ação educativa na praça em Jd da Penha contra a violência aos idosos

O dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Conselho Municipal do Idoso (Comid), realizará uma ação combativa  na próxima sexta-feira (14) às 10 horas, em frente à Assembleia Legislativa.

Na ocasião, serão apresentadas esquetes teatrais, tribuna livre, apresentações culturais e diversas outras atividades. Com essas intervenções, o Comid busca sensibilizar pessoas em diferentes fases da vida, promovendo a boa convivência intergeracional.

A secretária de Assistência Social da capital, Cintya Schulz, lembra que o dia 15 é um dia combativo. “Precisamos falar dos direitos da pessoa idosa. Existem muitas formas de violência contra a pessoa idosa e precisamos estar atentos e denunciar. O evento na rua é para que possamos como sociedade proteger as pessoas idosas de violência física, financeira, psicológica, abandono, isolamento e outros”.

O presidente do Comid, Marcelo Amorim, destaca o aumento significativo da população de pessoas idosas com a possibilidade do aumento de denúncias de violação de seus direitos. “É importante que toda a rede de proteção social esteja mobilizada para receber a denúncia, acolher bem  e proteger a pessoa idosa”, explica.

A secretária executiva do Comid, Elaine Alvarenga, ressalta que: “a quebra do preconceito com o processo de envelhecimento, a troca de experiências dos mais maduros com os mais jovens, o fortalecimento de laços afetivos e a transferência de cultura e valores, favorece a tentativa da construção de uma sociedade mais respeitosa e tolerante”.

“Todas as pessoas têm o direito de envelhecer e ninguém deve ser discriminado pela sua idade. Em casos de violência contra a pessoa idosa, a população deve denunciar através do Disque 100”, informa.

A campanha “Junho Violeta” é uma iniciativa do Comid, que visa alertar a sociedade sobre todas as formas de violência contra a pessoa idosa.