Lucca Volnei tem recepção especial no retorno às atividades letivas
Tapete vermelho, balões, cartazes com mensagens de parabéns e boas-vindas, além de muita animação e carinho. Esse foi o cenário preparado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha, para receber o estudante Lucca Volnei, medalhista de ouro na categoria Secondary 1 da Olimpíada Internacional de Matemática da Tailândia (TIMO), que retornou às atividades letivas nesta segunda-feira (6).
Após a viajem ao país do sudeste asiático, que culminou na grande conquista da medalha de ouro, ele foi recebido por estudantes, amigos e profissionais da Educação, além do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; da secretária de Educação, Juliana Rohsner; e do diretor-presidente da Fucape, Valcemiro Nossa, que se reuniram em uma grande celebração pela conquista do estudante.
A recepção ocorreu na quadra da unidade de ensino, onde Lucca mostrou, emocionado, a medalha de ouro para os colegas, e também agradeceu pelo carinho de todos. “A viagem foi incrível, pude conhecer pessoas de outros países, uma nova cultura, uma língua diferente. Agradeço a todos que possibilitaram a realização desse sonho, em especial à Prefeitura de Vitória e à Fucape por terem viabilizado financeiramente a realização deste sonho”, disse o estudante.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, parabenizou o estudante e ressaltou a importância dessa conquista. “Essa vitória do Lucca é uma vitória de todos, porque mostra que a educação pública de qualidade existe, principalmente quando conta o engajamento e participação ativa das famílias. Parabéns, Lucca, você é um orgulho da nossa cidade, do Espírito Santo e do Brasil, que sua conquista possa inspirar outras crianças e adolescentes a seguirem por esse caminho”, disse o prefeito.
A secretária de Educação, Juliana Rohsner, parabenizou os educadores e agradeceu ao prefeito e à Fucape, que uniram esforços para garantir que o Lucca pudesse ir à Tailândia. “Agradeço muito a cada educador; vocês se dedicam todos os dias para fazer a educação pública de qualidade acontecer. A educação não acontece por acaso, existe um trabalho intencional e que faz a diferença. Agradeço também ao Valcemiro, que garantiu que o pai do Lucca pudesse acompanhá-lo, e ao prefeito, que investe muito na educação. Lucca nos representa como alguém que inspira, como alguém que traçou um objetivo e foi em busca de conquistá-lo. Parabéns!”.
Emoção e orgulho
Presentes na cerimônia, os pais de Lucca, Valeska Medina e Diego Padilha, não seguraram a emoção ao falar da conquista do filho. Diego foi quem acompanhou o estudante na viagem, e agradeceu a todos pela homenagem ao Lucca. “É um orgulho incalculável. Nossa família está muito feliz. Realmente foi uma oportunidade incrível. E o que mais queremos, enquanto pais, é que essa conquista do Lucca possa inspirar outros estudantes”, disse.
Valeska destacou que acredita na educação pública de qualidade. “Não dá para segurar a emoção. Obrigado prefeito, Juliana, Valcemiro. Eu acredito na escola pública, Lucca está aqui nessa Emef porque acreditamos na educação pública de qualidade. Mas as palavras de hoje são de gratidão, de muita felicidade”, disse a mãe de Lucca.
O diretor Paulo Rodrigues conduziu toda a cerimônia e também parabenizou o estudante, além de agradecer a toda a escola pela animação na recepção ao Lucca. “Agradeço a presença de toda a comunidade escolar. Esse é um momento histórico para a nossa unidade de ensino. A toda a nossa equipe: vocês estão realizando um excelente trabalho. Lucca, parabéns, quanta honra foi ver você nos representando de forma brilhante”, frisou.
Protagonismo estudantil
Lucca embarcou no dia 22 de abril rumo à Tailândia, acompanhado por seu pai, Diego Padilha, para participar da etapa global da olimpíada, após ter conquistado a medalha de bronze na etapa nacional. A viagem teve apoio da Prefeitura de Vitória (PMV), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme). A olimpíada estudantil reúne estudantes do mundo todo e trabalha habilidades como pensamento lógico, álgebra, teoria dos números, geometria e análise combinatória. Lucca já havia sido destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) do ano passado, em que conquistou uma medalha de ouro.
Lucca chegou na rede pública de Vitória no 5º ano e logo passou a ser atendido pelo Atendimento Educação Especializado (AEE), pela equipe que atua com estudantes que tem indícios de altas habilidades e/ou superdotação, no programa de enriquecimento curricular. Na Emef de Jardim da Penha, a sala de aula em que esses estudantes se encontram é carinhosamente apelidada de “Porão a sonhar”, local onde Lucca passou a aprimorar seu talento geral em matemática e literatura.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui