Maio Amarelo: educação para o trânsito sensibiliza população na capital

Maio Amarelo: educação para o trânsito sensibiliza população na capital
Maio Amarelo: educação para o trânsito sensibiliza população na capital

Conscientização, mudança de atitude e redução dos números alarmantes de acidentes e mortes no trânsito. Esse é o objetivo do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a segurança no trânsito, que ocorre durante todo o mês de maio.  Este ano, o tema escolhido, por meio de voto popular, foi “Paz no trânsito começa por você”. Em Vitória,  as ações da campanha seguem a todo vapor.

Técnicos do Departamento de Educação para o Trânsito da Setran, planejaram inúmeras ações que serão realizadas em pontos estratégicos da capital. O objetivo é  que, até o final do mês, sejam desenvolvidas ações de orientação para reflexão sobre os milhares de acidentes de trânsito que provocam prejuízos, sequelas físicas, mortes, traumas e muito sofrimento. As ações educativas são realizadas numa parceria  da Setran com a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV).

Até a manhã desta quarta-feira (8), já foram realizadas 1.030 abordagens a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, que foram orientados sobre a postura correta no trânsito, fizeram testes de alcoolemia (bafômetro) e, na ação desta terça-feira, houve manutenção mecânica preventiva para motocicletas, como verificação de pneus, freios, luzes e outros componentes essenciais para garantir a segurança dos veículos.

Oportunidade

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, a engenharia, a fiscalização e a educação formam o tripé necessário para que resultados positivos sejam alcançados e sustentados. Ele disse que maio é um mês oportuno para uma importante reflexão sobre o tema.

As ações de entrega de material, orientação ao público, diversão -com a transitolândia- e atividades lúdicas, serão realizadas em São Pedro, na avenida Dante Michelini, na Praça da Ciência, na Praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi e em escolas da capital.

As temáticas serão as Operações: Bike Segura, “Eu Piloto Pela Vida”, Criança Segura, Escola, Conscientização do uso celular, Conversão Livre à Direita, Conscientização sobre dispositivos de retenção e Direção Segura.

Estratégias

No Brasil, as campanhas do Maio Amarelo iniciaram em 2014 e unem o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil no propósito de discutir e criar estratégias voltadas à segurança viária e a construção de vias e espaços mais seguros e ambientalmente sustentáveis.

O envolvimento destes vários segmentos da sociedade, refletem na efetividade das campanhas, pois promovem ações coordenadas entre os participantes, evidenciando a importância do tema da segurança no trânsito e ampliando as ações e propagação de campanhas educativas.