Mais de 4 mil tutores de cães e gatos participaram da palestra sobre castração

Mais de 4 mil tutores de cães e gatos participaram da palestra sobre castração
Mais de 4 mil tutores de cães e gatos participaram da palestra sobre castração

Mais de 4 mil tutores de cães e gatos da capital já participaram das palestras educativas sobre castração animal, cuidados pré e pós-operatórios, legislação e guarda responsável, orientação sobre de maus-tratos e circulação em área pública. A participação nas palestras educativas são pré-requisitos para liberação do procedimento de castração para o pet cadastrado no programa municipal Vitória da Castração Animal.

Na tarde desta terça-feira (21) ocorreu mais um encontro, que teve a participação de 140 moradores. Por mês, 200 vagas são disponibilizadas aos tutores da capital para participarem da palestra, que vem ocorrendo na Casa do Cidadão, em Maruípe, desde setembro 2021. Até o momento, a capital já realizou 9.500 procedimentos em cães e gatos, desde janeiro de 2022, pelo programa Vitória da Castração Animal.

Para participar das palestras educativas o munícipe precisa ter o cadastro atualizado no portal do Bem-Estar Animal. Para conferir os dados, basta acessar o site clicando aqui e fazer o login. Feito isso, deve escolher a data disponível para fazer o encontro, que é obrigatório para ter acesso ao serviço.

O prefeito Lorenzo Pazolini esteve presente na palestra desta terça-feira (21). No encontro, ele destacou a importância das ações que têm sido elaboradas pela gestão visando o bem-estar animal, a redução da população de animais errantes. Ressaltou que os mais de 9 mil procedimentos já realizados impactam na redução de aproximadamente 130 mil animais que deixaram de nascer e estariam nas ruas.

“O Vitória da Castração Animal demonstra o comprometimento e o respeito da gestão do prefeito Lorenzo Pazolini com a causa animal. Conseguimos ultrapassar a marca dos 9 mil procedimentos e vamos trabalhar para avançar ainda mais”, ressaltou o secretário Municipal de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger.

Ainda de acordo com o secretário, a grande maioria dos procedimentos do Programa foram destinados ao público-alvo prioritário dos protetores. “Isso muito nos alegra, porque esse grupo é o nosso maior parceiro na tarefa de reduzir o quantitativo de animais errantes, que é o objeto do Vitória da Castração Animal”, ressaltou.

O Programa

O programa Vitória da Castração Animal foi lançado pelo município para estimular o controle de natalidade e cuidar da saúde dos animais na cidade, compreendendo a esterilização cirúrgica, com previsão de exames laboratoriais pré-operatórios para auxiliar a avaliação clínica; aplicação de microchip; e a realização de registro e o cadastro para identificação individual de cada pet/tutor.

Para ter acesso ao programa de castração animal, o munícipe deverá realizar cadastro, por meio do Portal de Bem-Estar Animal, no site da Prefeitura de Vitória. O cadastro é individual e deve conter informações básicas sobre o tutor e sobre o animal a ser submetido aos procedimentos contemplados pela iniciativa.

De acordo com o decreto 19.816/21, em vigor, o programa prevê o atendimento, em sua maioria (80%), de protetores independentes, munícipes em situação de vulnerabilidade e pessoas que residam em áreas de interesse social. Os demais 20% são referentes ao público em geral.