Marian Rabello e o seu legado Artístico!

Marian Rabello e o seu legado Artístico!

A artista plástica Marian Rabello, nos deixou faz exatamente um ano , porém,para além das boas lembranças ,fica seu legado na Arte Capixaba. A muralista ficou conhecida por ser a autora de várias obras no Espírito Santo.,entre elas, estão o painel no muro da antiga fábrica de madeiras Atlantic Veneer e o quadro ‘Romaria Noturna dos Homens’, exposto no corredor da Capela do Santuário do Convento da Penha, em Vila Velha.Duas obras
dela estão às margens de duas rodovias: uma encontra-se no prédio de uma indústria de café solúvel na BR-262, em Viana; e a outra, na BR-101, na Serra. Com relação a esta última, parte do muro de uma empresa de laminação de madeira só não foi abaixo por ter justamente um mural de 1968 projetado naquele espaço. Autodidata, a capixaba criou painéis de azulejaria que ajudam a contar a história da cultura do Estado. Em 2017, os autores capixabas Ciliani Celante, Marcela Belo e Jose Cirillo, através da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult), lançaram o livro “Marian Rabello e os azulejos murais: Experiências em Arte Pública”,uma celebração a Artista e justa Homenagem.

Via Sacra
Um dos trabalhos mais icônicos de Marian se encontra na fazenda Veloso,no interior do Espírito Santo,Nova Venécia.
Nesse trabalho,15 painéis de grandes proporções,trafegam pelo calvário de Jesus,na sua Via Sacra.
Colocados de forma estratégica ao longo das montanhas da fazenda, é um convite a reflexão e diálogo com a própria fé.
Uma das maiores produções artísticas da História do Espírito Santo.

 

Não obstante ao grande arcabouço artístico dessa mulher, importante ressaltar sua incrível trajetória de vanguardismo e coragem.
Marian Rabello continua viva no coração de todo aquele que com ela se encontra ao contemplar suas obras.
É o legado que não morre!