Motoqueiros embriagados tentam fugir de blitz, mas são detidos pela Guarda de Vitória

Motoqueiros embriagados tentam fugir de blitz, mas são detidos pela Guarda de Vitória

Dois motociclistas foram detidos após tentarem escapar de uma blitz da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), na noite desta quinta-feira (20), na Ilha do Frade. Os condutores fizeram o teste do bafômetro, que deu positivo para ingestão de álcool.

O ponto de fiscalização estava montado na Avenida Desembargador Alfredo Cabral, no acesso à Ilha do Frade. “Os indivíduos estavam a caminho do interior do bairro, mas ao perceberem as nossas equipes no local, passaram por cima da faixa elevada de pedestres e seguiram sentido Praça dos Namorados. Logo, nossas equipes prosseguiram em acompanhamento”, descreveu o guarda municipal Caloffi.

Dois motociclistas da Guarda de Vitória prosseguiram no acompanhamento à dupla. Um deles, de 26 anos, estava em uma moto Honda CG, se negou a atender a ordem de parada dos guardas municipais e acabou colidindo em um carro, em frente ao Iate Clube. Ele realizou o teste de bafômetro, que apontou 0.67mg/l de álcool por litro de ar alveolar. Além disso, não possuía carteira de habilitação.

Ao todo, foram seis autuações pelas seguintes infrações:

– para o condutor: embriaguez ao volante, não possuir carteira de habilitação, desobediência de agente da lei e dirigir ameaçando a integridade de pedestres.
– para o proprietário do veículo: licenciamento atrasado e permitir que uma pessoa sem CNH assumisse a direção.

O detido já possuía passagens por tráfico de drogas e motim em presídio.

O outro motociclista, 24 anos, estava em uma moto modelo XRE e foi alcançado na Avenida Norte-Sul, em Jardim Camburi, depois de bater na traseira de um caminhão. “Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro, porém, apresentava sinais evidentes de embriaguez. Por isso, foi lavrado o auto de constatação de embriaguez”, descreveu Caloffi.

O segundo condutor foi notificado sete vezes: por embriaguez ao volante, desobediência, utilizar veículo sem retrovisor, alterar sistema de iluminação, mau estado de conservação do veículo, dirigir gerando ameaça à integridade de pedestres e avanço de semáforo. Ele também já esteve preso por roubo, receptação e lesão corporal.

A dupla foi levada para a Delegacia Regional de Vitória e apresentada à autoridade competente.

Fiscalização

Na noite desta quinta-feira (20), foram realizados mais de 408 testes de embriaguez durante a blitz realizada na Ilha do Frade. Cinco veículos foram removidos e mais de 109 infrações notificadas. As blitze da Guarda de Vitória são realizadas frequentemente para evitar que condutores infratores circulem pela capital oferecendo risco para demais condutores e pedestres. Somente este ano, foram mais de 170 pontos de fiscalizações.

Em 2025, Vitória conquistou uma queda de 33% das mortes no trânsito. Para o gerente de Trânsito da Guarda de Vitória, Marcelo Paraguassu, o número ainda não é o ideal. “Fiscalizar é essencial não apenas para coibir irregularidades, mas também para educar e estimular comportamentos mais responsáveis no trânsito. Nosso objetivo é proteger vidas, garantindo segurança para todos os usuários das vias”, destacou.

Fonte : Prefeitura de Vitória