Mulheres no esporte: Bolsa Atleta de Vitória conta o talento e a garra de capixabas

Mulheres no esporte: Bolsa Atleta de Vitória conta o talento e a garra de capixabas

As histórias de conquistas e superações que marcam as vitórias e o reconhecimento das mulheres no cenário sociopolítico mundial são inspiradoras. No esporte elas também precisaram romper barreiras históricas e até proibições, mas conquistaram o mundo desde então.

São inúmeras as atletas e esportistas que ditam tendências, quebram recordes e colecionam títulos ao redor do globo. Graças a elas, o esporte feminino vem sendo cada vez mais valorizado.

“É cada vez maior o número de mulheres praticando as mais diversas modalidades esportivas. Nós, como gestores, temos o compromisso de promover e efetivar políticas públicas que incentivem e apoiem as mulheres, seja no esporte ou em qualquer outro cenário”, afirma Sandro Parrini, secretário de Esportes e Lazer de Vitória.

Celeiro de campeãs

Na capital capixaba, que é reconhecida internacionalmente como um celeiro revelador de grandes atletas, a prefeitura municipal desenvolve projetos e ações que visam fortalecer e concretizar essa prática.

Um deles é o programa Bolsa Atleta Municipal, que oferece incentivos de R$ 500,00 a R$ 1.500,00 mensais para atletas e paratletas de Vitória em diversas modalidades esportivas. Este ano 15 mulheres fazem parte da equipe.

Atletismo, natação, tiro com arco e muitas outras modalidades são representadas por um time feminino que faz bonito nas competições. Na última edição das Paralimpíadas de Tóquio, por exemplo, a nadadora Mariana Gesteira, bolsista do programa, conquistou uma inédita medalha de bronze.

Divulgação PMV
Nathalia Torezani Silva

Erika Rodrigues e Nathalia Torezani, ambas da natação paralímpica, também colecionam títulos e boas colocações, assim como suas demais colegas.

“Acreditamos ser necessária a aposta firme nessas jovens que, graças ao esporte, podem ter suas vidas transformadas”, revela o secretário Sandro Parrini, entusiasta do programa.

Além das três paratletas das piscinas, o time do Bolsa Atleta de Vitória conta o talento e a garra de outras doze competidoras. São elas:

  • Ana Carolina Frizzeira, atleta de Tiro com Arco
  • Ayer Leão, atleta de Ginástica Rítmica
  • Carolina Cypreste Falcão, atleta de Vôlei de Praia
  • Hellen Fante, atleta de Triathlon
  • Lígia Fonseca, atleta de Karatê
  • Ludimila Gomes, do Atletismo
  • Marina Berti, atleta de Triathlon
  • Milena Vieira, do Atletismo
  • Tiane Marcarini, do Atletismo
  • Yohana Caliari, do Atletismo
  • Julietty Tesch, atleta da Vela
  • Valesca Rocha, atleta do Levantamento de Peso

Bolsa Atleta

Judô, remo, tiro com arco, vôlei de praia, natação, atletismo, tênis em cadeiras de rodas e muitas outras modalidades estão contempladas pelo programa, que é instituído pela “Lei Jayme Navarro de Carvalho”.

A bolsa abrange competidoras e competidores em três categorias: estadual, nacional e internacional. “O benefício garante um incentivo financeiro para que a nossa capital capixaba seja representada em competições oficiais, estimulando e apoiando atletas que estejam em plena atividade esportiva”, explica o professor Índio, subsecretário de Esportes e Lazer de Vitória.

 

 

 

Reprodução: PMV