Navio atracado no Porto de Vitória está com 16 casos de covid-19

Navio atracado no Porto de Vitória está com 16 casos de covid-19

Um navio offshore, que dá apoio a plataformas de petróleo e gás, atracado no Porto de Vitória, está com 16 casos de covid-19 em sua tripulação. A informação foi passada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com isso, o navio Seven Sun cumpre quarentena obrigatória.

A embarcação está atracada no Porto de Vitória desde 12 de janeiro. De acordo com a Anvisa, foi detectado um caso da doença a bordo na última sexta-feira (14). Após a determinação da Anvisa de testagem de toda a tripulação, foram detectados outros 15 casos a bordo, totalizando 16 dentre os 109 tripulantes.

A agência determinou o desembarque dos positivados e, preventivamente, também o desembarque da tripulação não essencial. No momento, permanece a bordo, apenas a tripulação de segurança necessária para a guarnição da embarcação.

Quatro navios cumpriram quarentena no ES em 2021

Entre julho e agosto de 2021, quatro navios cumpriram quarentena no Espírito Santo após os tripulantes apresentarem sintomas da covid-19.

A embarcação Robert Maersk, da Dinamarca, veio do Porto de Santos, em São Paulo, e atracou no Espírito Santo no dia 26 de julho. Na ocasião, dois dos 22 tripulantes apresentam sintomas. Eles foram atendidos por um médico e foram hospitalizados.

Em agosto, foram confirmados oito casos positivos de covid-19 na embarcação Skandi Búzios, da Noruega. O navio transportava 78 tripulantes. Os positivados foram levados de helicóptero para cumprir isolamento no Rio de Janeiro.

Uma semana depois, o navio Pardela ficou em quarentena no Estado após um tripulante testar positivo para covid-19. A embarcação atracou no Cais Comercial da Capital no final de agosto transportando 50 tripulantes.

Em 28 agosto, três tripulantes do navio Mandrião também testaram positivo para covid-19. Dois deles foram encaminhados para um hospital e uma terceira pessoa desembarcou do navio para cumprir quarentena em terra. Os 46 tripulantes da embarcação foram submetidos a testes. O navio cumpriu quarentena em um porto privado de Vitória.

Reprodução Folha Vitória