Parceria da Cultura com a Findes celebra 30 do Projeto Viagem Pela Literatura

Parceria da Cultura com a Findes celebra 30 do Projeto Viagem Pela Literatura

Há 30 anos o Projeto Viagem Pela Literatura vem aproximando as pessoas do conhecimento e promovendo passeios pelo mundo encantado da leitura e do aprendizado. Desenvolvido pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, equipamento da Secretaria de Cultura de Vitória (Semc), o projeto que encanta e muda vidas ganhou um presente especial de aniversário: uma parceria inédita da Prefeitura de Vitória com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Sesi Cultura, irá realizar um circuito cultural que percorrerá nove escolas e nove bairros da capital capixaba, a partir do dia 8 de março.

O acordo foi firmado na tarde desta terça-feira (5), na sede da PMV, e teve como pano de fundo uma linda apresentação do Quarteto da Orquestra Camerata Sesi, no caminhão do Sesi Cultura, com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; do secretário de Cultura, Edu Henning; e da presidente da Findes, Cris Samorini.

A ação levará o projeto para dentro de escolas municipais de ensino e comunidades de Vitória, disseminando cultura por meio das linguagens artísticas de música e contação de histórias.

“É um super projeto que reúne cultura, diversão, entretenimento e educação que vai chegar a diferentes comunidades de Vitória. Esse é o nosso propósito vivo! Democratização da arte e da literatura para uma sociedade cada vez mais igualitária”, declarou o prefeito.

“Mais lúdico impossível! Fechamos uma parceria incrível com a Findes e o Sesi que nos cedeu um caminhão palco cultural. Funciona assim: o caminhão entra nas escolas, em espaços como pátios ou estacionamentos e os estudantes são convidados a assistirem a apresentações culturais com música e contação de histórias com personalidades que acompanham o projeto Viagem Pela Literatura ao longo destes 30 anos”, detalha o secretário municipal de Cultura, Edu Henning.

“É uma enorme alegria celebrar um projeto que já atingiu milhares de pessoas no decorrer dessas três décadas. Hoje temos muitos integrantes que participaram do projeto como ouvintes no passado e agora compartilham conhecimento. Seguiremos com o nosso propósito que é aliar cultura à educação incentivando as pessoas a lerem, a enxergarem os livros como instrumentos de formação e transformação social”, declarou a bibliotecária e idealizadora do Viagem pela Literatura, Elizete Caser.

A ação será realizada uma vez ao mês, às  sextas-feiras, no interior das escolas e, aos sábados, na mesma comunidade, também de forma gratuita e aberta à população. “Com esta atividade estamos conferindo ao Viagem Pela Literatura maior mobilidade, chegando mais próximos das comunidades”, completou Henning.

Durante o lançamento da parceria, a presidente da Findes, Cris Samorini, falou que a Federação tem aumentado cada vez mais o seu diálogo junto ao setor produtivo e aos órgãos públicos, por meio do Sesi e do Senai. “Temos construído nos últimos anos parcerias importantes, a exemplo da que temos com a Prefeitura de Vitória, com o Qualifica Vix e o Futuro Brilhante, ambos de qualificação profissional. E hoje voltamos para falar sobre cultura, que é outra ferramenta de transformação de vidas”, declarou.

Educação

Além da Semc, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) abraça o projeto por meio da indicação das escolas que receberão a ação e abertura dos seus espaços de ensino.

“Temos muito orgulho de participar do projeto Viagem Pela Literatura, o que reforça nosso compromisso em promover o acesso à cultura para nossas crianças e estudantes. Essa iniciativa amplia horizontes, estimulando o gosto pela leitura e enriquecendo a experiência educacional dos estudantes”, declarou a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner.

Cronograma

08/03 – 16h –     Emef Aristóbulo Barbosa Leão (Bento Ferreira);

12/04 – 16h –     Emef Ceciliano Abel de Almeida              (Itararé);

10/05 – 16h –     Emef Eliane Rodrigues dos Santos          (Ilha das Caieiras);

14/06 – 16h – Emef Maria José Costa Moraes (São José);

09/08 – 16h –     Emef Maria Stella de Novaes    (Grande Vitória);

13/09 – 16h –     Emef Neuza Nunes Gonçalves (Nova Palestina I);

11/10 – 16h –     EmefTI Paulo Reglus Neves Freire (Inhanguetá);

08/11 – 16h –     Emef Rita de Cássia de Oliveira (Resistência);

06/12 – 16h –     Emef Suzete Cuendet  (Maruípe).

Apresentações para a comunidade

09/03 – 9h30 – Bento Ferreira (Praça Prefeito Oswaldo Guimarães);

13/04 – 9h30 – Itararé (Praça de Itararé);

11/05 – 9h30 – Ilha das Caieiras (Avenida Beira Mar – Em frente ao escritório da Sinergia);

15/06 – 9h30 – São José;

10/08 – 9h30 – Grande Vitória (Praça Durval Miguel do Nascimento);

14/09 – 9h30 – Nova Palestina I (Rua do Pedestre – Orla de Nova Palestina);

12/10 – 9h30 – Inhanguetá (Rua Augusto Ayres Ribeiro);

09/11 – 9h30 – Resistência (Rua São Sebastião – ao lado da Central de Serviços);

07/12 – 9h30 – Maruípe (Praça São José Operário).