Pazolini em entrevista especial detalha segurança, fiscalização e limpeza para uma festa organizada no Centro de Vitória

Pazolini em entrevista especial detalha segurança, fiscalização e limpeza para uma festa organizada no Centro de Vitória

Confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA no final da entrevista...

O Carnaval de Vitória tem se consolidado como um dos maiores e mais organizados do Espírito Santo, atraindo milhares de foliões e turistas a cada edição. Para garantir a segurança e o bem-estar de todos, a Prefeitura tem adotado estratégias inovadoras e promovido um diálogo constante com a comunidade.

Nesta entrevista, o prefeito Lorenzo Pazolini fala sobre o planejamento da festa, as medidas de segurança e os desafios de equilibrar a animação dos blocos com a tranquilidade dos moradores do Centro Histórico.

1. Prefeito, o Carnaval de Vitória tem crescido a cada ano. Quais foram as principais mudanças no planejamento da segurança para garantir a tranquilidade dos foliões e dos moradores?

  Prefeito Lorenzo pazolini: 

“A cada ano o nosso Carnaval se torna maior e melhor. O sucesso e a tranquilidade da folia na capital são resultado de diversas reuniões entre secretarias municipais, representantes de blocos, Guarda Municipal, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e lideranças comunitárias. Oportunidades nas quais foram debatidas alternativas capazes de agregar interesses comuns entre as partes e o bem-estar coletivo.

Construímos uma grandiosa programação para oferecer aos munícipes e turistas da capital o melhor Carnaval possível. Só no ano passado, mais de 500 mil pessoas curtiram a folia no Centro da cidade”.

2. Quais são as estratégias para coibir furtos, roubos e outros crimes durante os desfiles e bloquinhos no Centro Histórico?

  Prefeito Lorenzo pazolini: 

“Teremos um Posto de Comando na Rua Sete de Setembro (em frente ao Palácio da Fonte Grande) para servir de ponto de apoio aos foliões e também aos serviços da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) e demais forças de segurança. A estrutura de segurança pública contará com uma Central de Monitoramento da Guarda de Vitória, de onde serão operadas as 163 câmeras que atendem a região do Centro e Sambão do Povo, por onde estarão os principais blocos e atrações. A Guarda de Vitória também contará com imagens captadas pelo drone da instituição. Um dos grandes aliados desse planejamento é o uso da tecnologia.

O monitoramento por câmeras possibilita que a segurança pública tenha uma visão ampliada das movimentações suspeitas, oferecendo um ângulo complementar às equipes da rua. Assim que um operador identifica qualquer atitude suspeita, os guardas municipais de Vitória são acionados e direcionados imediatamente ao local. Essa estratégia permite reforçar a vigilância e dificultar a atuação de criminosos”.

3. Como será a atuação da Guarda Municipal e como será a integração com as forças de segurança estaduais? Haverá um aumento no efetivo em comparação com o ano passado?

  Prefeito Lorenzo pazolini: 

“Além do Posto de Comando, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) de Vitória montou um planejamento estratégico para que os foliões possam aproveitar ao máximo e em segurança os blocos do Carnaval oficial. Também será realizado o patrulhamento ostensivo, apoiado pela Gerência de Inteligência, visando garantir a segurança dos participantes, no intuito de inibir todo e qualquer tipo de delito, inclusive os de assédio sexual, e realizando detenções caso eles ocorram.

Toda e qualquer mulher pode procurar uma das equipes da Guarda de Vitória e relatar o delito para que sejam tomadas as devidas providências, seja a detenção do suspeito ou encaminhando para a delegacia mais próxima”.

4. Haverá fiscalização para evitar excessos, como som alto em horários inadequados e consumo excessivo de álcool em áreas residenciais?

  Prefeito Lorenzo pazolini: 

“Estaremos empenhados para garantir a ordem e a organização durante os desfiles dos blocos. Teremos atuação conjunta da equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória e da Guarda Municipal. Vamos continuar com esse esforço. Existe uma regulamentação clara que proíbe o uso de caixas de som em locais públicos.

O recado que queremos transmitir é claro: deixem suas caixas de som em casa. Já existem festas o suficiente, música e uma ampla variedade de eventos oferecidos pelo município de Vitória”.

Sobre a conciliação entre foliões e moradores:

5. O Carnaval é uma festa tradicional, mas os moradores do Centro Histórico também têm direito ao descanso. Como a Prefeitura encontrou um equilíbrio para atender os dois lados?

  Prefeito Lorenzo pazolini: 

“Todo o planejamento foi fruto de muito diálogo. As definições sobre os desfiles dos blocos de rua no Carnaval 2025 foram feitas a partir de um amplo debate entre poderes públicos, representantes dos blocos, moradores e lideranças comunitárias.

Nas reuniões para alinhamento dos desfiles, foram tratadas ações de sustentabilidade, com eliminação de garrafas de vidro e copos de plástico, distribuição das lixeiras e bebedouros e segurança pública, com medidas que garantam a cultura da paz e a organização da dispersão dos blocos”.

6. Há alguma iniciativa para minimizar o impacto da folia na rotina dos moradores, como restrição de horários ou controle do fluxo de pessoas?

  Prefeito Lorenzo pazolini: 

“Fizemos reuniões em todas as regiões da cidade e todos os atores envolvidos foram ouvidos. A Prefeitura está trabalhando assiduamente para realização de um Carnaval sustentável e atrativo para os foliões e, da mesma forma, garantindo a paz, tranquilidade e ordem pública para moradores e transeuntes.

O Circuito VixFolia é uma grande ação da Prefeitura de Vitória para ajudar na dispersão do público no Centro e para dar continuidade à folia no Sambão do Povo, que receberá atrações locais e nacionais. Para o local, o município também estabelecerá locais de banheiros químicos e garantirá grandes atrações locais e nacionais”.

7. Como será a atuação dos serviços de limpeza para evitar acúmulo de lixo e mau cheiro nas ruas do Centro Histórico?

  Prefeito Lorenzo pazolini: 

“A administração municipal fará uma força-tarefa para garantir a ordem e a limpeza no Centro. Teremos dez caminhões-pipa de sábado a terça-feira, atuando em dois turnos: manhã e noite.

Já na quarta-feira, serão 16 caminhões. As lavagens das ruas serão diárias. Além disso, vamos distribuir 150 contentores e mil papeleiras”.

Sobre organização e infraestrutura:

8. Quais são os investimentos feitos neste ano para melhorar a experiência dos foliões? Há alguma novidade em relação à estrutura de banheiros químicos e pontos de apoio com hidratação?

  Prefeito Lorenzo pazolini: 

“O Carnaval é marcado por quatro dias de folia, e para aproveitar os dias de festejo, são recomendados alguns cuidados com a saúde, entre elas a boa hidratação. E nesse quesito a água é uma aliada. Bebedouros contendo quatro torneiras cada serão instalados no Centro.

A PMV preparou uma superestrurura para o evento, que vai, além dos trios elétricos, a lixeiras por todo o circuito, ecopontos para entrega de material reciclável e banheiros químicos”.

9. O evento no Sambão do Povo é uma das grandes atrações deste ano. O Objetivo é desafogar um pouco o Centro de Vitória com essa novidade? Isso também tem haver com a segurança? Como a Prefeitura está garantindo que a logística e o acesso ao local sejam eficientes?

  Prefeito Lorenzo pazolini: 

“Com o Circuito da Folia até o Sambão do Povo, conseguimos evoluir muito se compararmos os eventos de 2023 e 2024. Agora, nossa expectativa é que o Carnaval 2025 seja ainda melhor, pensando nos blocos como um atrativo cultural para a cidade.

As iniciativas já executadas e que deram certo são fruto de diálogos anteriores com os blocos e comunidade, o que prova a eficácia das ações traçadas em conjunto”.

10. Quais são as expectativas de público para os eventos deste ano e qual o impacto econômico esperado para Vitória com a realização do Carnaval?

  Prefeito Lorenzo pazolini: 

“Em quatro dias de festa, passarão pelo Centro de Vitória 10 blocos, com expectativa de receber mais de 500 mil pessoas. A expectativa é que os hotéis de Vitória tenham 90% de ocupação nos quatro dias de folia.

Já o setor de bares e restaurantes está na expectativa de aumento de, pelo menos, 30% do movimento normal. Reconhecemos a importância desse evento para a nossa comunidade e estamos comprometidos em proporcionar um ambiente alegre e seguro para todos os foliões. Tenho certeza de que, juntos, faremos desta festa uma celebração inesquecível.

O evento é um importante catalisador de oportunidades de trabalho na cidade. O evento se destaca não apenas como espetáculo cultural, mas como motor para a economia local, beneficiando setores como hotelaria, gastronomia, transporte e costura, além de elevar a autoestima da população.

Além disso, os ambulantes que atuarão na folia passaram por treinamento, no Qualifica Verão 2025, e estão aptos a prestar atendimentos de qualidade”.

Confira programação do CARNAVAL do CENTRO e SAMBÃO