Pazolini visita obra da 2ª fase da Nova Orla da Grande São Pedro

Pazolini visita obra da 2ª fase da Nova Orla da Grande São Pedro

 

Com a obra na fase de cravação das estacas para a construção da cliclopassarela, moradores, comerciantes e pescadores dos bairros Nova Palestina e Resistência já estão sentindo os efeitos positivos da reurbanização da Orla da Grande São Pedro (Orla 1B), que integra o projeto Vitória de Frente Para o Mar.

Além da melhoria da mobilidade urbana na região, as intervenções promovem as atividades econômicas que potencializam os atrativos turísticos, viabilizando alternativas de geração de renda para os moradores, tais como restaurantes, quiosques e pontos de pesca.

Nesta terça-feira (13), o prefeito Lorenzo Pazolini visitou dois pontos do canteiro de obras: a ligação da já concluída ciclopassarela que começa em São Pedro, que vai até ilha das Caieiras (1,16 km), e a segunda etapa da obra que contempla a reurbanização das orlas de quatro bairros: Santo André; Redenção; Nova Palestina e Resistência, totalizando mais 4,04 quilômetros de píeres, rampas, escadarias e ciclovias.

O investimento é de R$ 107.794.883,25 com 28 meses de obras na modalidade de contratação integrada, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

“Hoje, estamos iniciando a concretagem de um trecho da ciclopassarela. É mais uma etapa da reurbanização da Orla da Grande São Pedro que está transformando os bairros Redenção, Santo André, Nova Palestina e Resistência em um polo turístico e gastronômico único no Estado; gerando renda e oportunidades econômicas para as comunidades e, principalmente, valorizando a cultura, a arte e a história dessa região”, afirmou Pazolini.

“Estamos construindo mais quatro quilômetros de urbanização de toda essa orla aqui para dar dignidade a esse povo aqui da Grande São Pedro. Essa obra que transforma a nossa cidade é parte do projeto Vitória de Frente para o Mar, que leva urbanização e oportunidades de renda para as comunidades residentes nas orlas da ilha de Vitória”, disse o secretário de Obras Gustavo Perin.

O líder comunitário de Santo André Joilson Lima lembra que foram quase 15 anos de reuniões e promessas. “Finalmente a obra saiu do papel nesta gestão do prefeito Pazolini. Essa ciclopassarela vai muda ar vida das pessoas residentes nestes bairros. O idoso vai poder caminhar com tranquilidade. As crianças vão ter onde brincar. Os pescadores terão atracadouros e área de beneficiamento e comercialização dos peixes e mariscos”, afirmou.

Denis Guedes é líder comunitário no bairro Redenção e também acompanhou a visita às intervenções. “Essa obra está valorizando os imóveis e aumentando fluxo comercial da região. Já estamos com um projeto de uma feira comunitária”, pontuou.

As obras
Estão em andamento nesta segunda etapa (Orla 1B) as seguintes intervenções:
* Reurbanização das vias (ciclovia, calçada, pista de rolamento, estacionamentos, canteiros e praças);
* Passeio contínuo à beira-mar com decks, arquibancadas alagáveis, rampas de acesso para barcos e reurbanização de passeios em piso intertravado;
* Cinco queimadores de mariscos – para os pescadores e desfiadeiras de siri;
* Implantação da Praça do Papa, situada na Rua São Pedro;
* Ligação entre Nova Palestina e Resistência (passarela de pedestres/ciclovia);
* Iluminação pública;
* Rede de drenagem;
* Paisagismo e incremento da arborização urbana;
* Academias de Idosos, Academias de Jovens e Parks Kids.

Histórico
Em julho de 2024, foi concluído o píer da primeira etapa da reurbanização da Orla da Grande São Pedro. O investimento é de R$ 96.033.385,96 para a reurbanização de 1.160 metros das orlas dos bairros São Pedro e Ilha das Caieiras.

O investimento de mais de R$ 200 milhões na região da Grande São Pedro integra o Projeto Vitória de Frente para o Mar, que tem como objetivo requalificar as orlas da cidade de Vitória, por meio do desenho urbano com calçadas, ciclovias, píeres, atracadouros, jardins, mobiliário urbano, implantação e reforma de equipamentos públicos.

Outras obras em andamento
Orla 2C
Estão em execução duas obras de urbanização da Orla de Andorinhas. As intervenções foram orçadas em R$ 51.071.343,90. Os projetos para a Orla de Andorinhas contemplam as orlas dos bairros Andorinhas, Santa Luiza e Pontal de Camburi, com área de intervenção de 47 mil metros quadrados.

Estão em construção uma via carroçável compartilhada junto à orla do bairro Andorinhas, complementando a malha viária do bairro, a ampliação do passeio com decks ao longo de toda a orla, rampas para subida de barcos, arquibancadas alagáveis e atracadouros, uma guarderia de barcos sob a ponte, bem como a implantação de equipamentos de lazer e esportes.

Orla do Canal de Camburi
O Canal de Camburi é o trecho entre as pontes Governador Carlos Lindenberg – conhecida como ponte da Passagem – até as pontes Ceciliano Abel de Almeida e Petrônio Portela – conhecidas como ponte de Camburi. A primeira etapa contempla – ao Norte – o trecho da orla a partir da rua Alberto Bela Rosa em Pontal de Camburi até as pontes e o mesmo trecho ao Sul os bairros Santa Luiza e Praia do Canto.

O investimento é de R$ 219.900.000,00 e a cravação de estacas para a construção dos píeres já iniciou. Para a sua implantação, o projeto foi dividido em duas fases. A primeira fase do Canal de Camburi abrange o trecho que vai desde a altura da Rua Alberto Bela Rosa em Pontal de Camburi até a Ponte de Camburi.

A infraestrutura projetada cobre aproximadamente 3,3 km de passeio público para pedestres e ciclistas, que será construído sobre a água, margeando as bordas do canal, totalizando aproximadamente 32.000 m² de área construída.

O projeto traz também um elemento que trará um grande ganho à mobilidade urbana, criando mais uma alternativa de deslocamento entre a ilha e o continente. Foi projetada uma ponte na altura da rua Alberto Bela Rosa, proporcionando uma nova rota para pedestres e ciclistas entre os bairros Pontal de Camburi e Santa Luiza. Essa iniciativa visa facilitar o deslocamento dos moradores entre os bairros, fortalecendo a mobilidade urbana.

Obra em licitação
Orla da avenida Beira Mar
O trecho beneficiado fica entre o Clube Álvares Cabral e a antiga sede do Clube Saldanha da Gama. A reurbanização da orla busca promover acessibilidade plena com a criação de percursos seguros e confortáveis, melhorando as calçadas e as ciclovias, implantação de equipamentos que atendam as demandas de lazer, descanso e contemplação dos moradores e usuários da região. Para assim valorizar o potencial paisagístico e atrativo da orla Beira Mar tornando-a um espaço de entretenimento e convívio social.

Obras concluída
Curva da Jurema
Na reurbanização da Curva da Jurema, na Enseada do Suá, a área de intervenção foi de 16 mil metros quadrados com investimento de R$ 4.943.000,00 com recursos próprios.

A reurbanização da área utilizou o conceito proposto nas ruas vivas, tornando o espaço mais agradável para a permanência de pessoas e mais convidativo para quem passa pela Avenida José Miranda Machado.

A requalificação da praça que divide o estacionamento do calçadão, contemplou a retirada de canteiros, troca de piso, criação de novas áreas verdes, instalação de novo mobiliário urbano e criação de novos acessos ao calçadão.

Foi executado, ainda, o alargamento e novo piso do calçadão e da ciclovia, criando novas áreas de paisagismo e melhorando as existentes.

A área de estacionamento manteve as 240 vagas, incluindo vagas destinadas a idosos e deficientes físicos, bem como de embarque/desembarque e carga/descarga, além de mudança no fluxo de trânsito.