Pazolini visita obras em abrigo para crianças em que foram investidos mais de R$ 700 mil
Dezesseis crianças de zero a seis anos em breve terão um novo lar temporário, com a reforma do imóvel localizado na rua Gabriel Abaurre, no bairro de Lourdes. O investimento na reforma é de R$ 708.500,00. Vinte e dois funcionários atuarão no local 24 horas, em regime de escala. O prefeito Lorenzo Pazolini visitou às obras de reforma do espaço em companhia da secretária de assistência social, Cinthia Schulz, e do secretário de Obras, Gustavo Perin.
No âmbito do Serviço da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, o Serviço de Acolhimento Institucional – Centro de Vivência, atende crianças do município de Vitória, que estejam sendo vítimas de maus tratos, negligência, abandono e formas múltiplas de violência e que necessitem de proteção, observado o rito legal e sempre com determinação judicial.
Enquanto o acolhimento for necessário, é fundamental ofertar à criança um ambiente e cuidados facilitadores do desenvolvimento. O local escolhido situa-se na Rua Gabriel Abaurre, Bairro de Lourdes, onde já existe uma residência térrea, com uma extensão de dois pavimentos na parte posterior do terreno.
“Estamos cuidando cada vez melhor de quem mais precisa. Essa obra de reforma materializa essa diretriz da nossa administração. Teremos aqui um equipamento público de primeiro mundo, que será exemplo para o Espírito Santo e para o Brasil. O novo prédio permitirá que nossos profissionais desenvolvam melhor seu trabalho e que as crianças tenham uma nova oportunidade na vida”, explicou o prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini.
“As crianças precisam ser prioridade. Muitas vezes e infelizmente precisam ser retiradas de suas famílias. Com este no prédio vamos deixar de pagar aluguel e ter um espaço próprio, construído para as crianças. Um espaço totalmente acessível e que oferecerá atendimento de qualidade e conforto para as crianças e para a nossa equipe”, disse a secretária de Assistência Social Cíntia Schutz.
“Estamos reformando um imóvel público que estava fechado e agora será uma casa para acolher as crianças que precisam da atenção da administração municipal e do carinho da equipe de assistência social. Vamos concluir essa obra ainda este ano”, afirmou o secretário de Obras Gustavo Perin.
A reforma
A fim de atender ao programa de necessidades solicitado pela Secretaria de Assistência Social (Semas), foi elaborado um projeto de reforma na residência, visando sua implementação e adequação a sua nova função.
Este programa consiste em quartos para abrigar crianças, de acordo com o gênero; berçário com banheiro privativo, além de quarto para atender jovens mães adolescentes; um ambiente para brincadeiras, TV e atividades de desenho e pintura. A parte posterior receberá no segundo piso a parte administrativa da instituição com atendimento ao público alvo.
Todo o telhado será em telhas termoacústicas. As instalações hidrossanitárias e elétricas serão substituídas. Todas as esquadrias externas serão substituídas por outras de alumínio anodizado. O piso será de manta vinílica nas áreas sociais e íntimas, e porcelanato nas áreas molhadas e áreas administrativas.
Os ambientes serão climatizados. No espaço reservado ao parquinho, na lateral direita da casa, serão instados brinquedos apropriados para as crianças, e projetada uma cobertura em policarbonato com estrutura metálica evitando exposição às intempéries.
O conceito arquitetônico adotado foi o de criar uma ambiência voltada para o público infantil, proporcionando aconchego, privacidade e liberdade com o máximo de proteção.
Fonte : PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.