Peça teatral é destaque em tarde de arte, cultura e educação no auditório da PMV

Peça teatral é destaque em tarde de arte, cultura e educação no auditório da PMV

Desde o final de 2022, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) deu início a uma nova tradição que tem transformado o auditório Zemar Moreira Lima, no palácio Jerônimo Monteiro, sede da Prefeitura de Vitória (PMV), em palco para grandes apresentações teatrais. É por lá que acontecem, desde o último mês de dezembro, as ações “Viver o Livro ao Vivo e em Cores”, do projeto “Viagem Pela Literatura”, desenvolvido pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

Na tarde desta terça-feira (20), mais de 250 estudantes, com idades entre 7 e 10 anos, da rede municipal de ensino de Vitória, puderam assistir a peça teatral “O rei de quase tudo”, baseada no livro de Eliardo França, apresentada pelo grupo de teatro Rerigtiba. Participaram estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Ronaldo Soares, São Vicente de Paulo, Zilda Andrade, Eber Louzada Zipinoti, Maria José Costa Morais e José Áureo Monjardim.

Quem também marcou presença na plateia do espetáculo foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhado do secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno e da secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner.

“Sejam bem vindos à Prefeitura de Vitória! É muito bom ver esse local tão bem ocupado para uma tarde de arte, cultura e educação. Nosso objetivo é proporcionar o melhor para vocês, seja aqui na sede da prefeitura, seja na escola de cada um que está aqui presente. Já temos obras e melhorias em várias das nossas unidades e vamos continuar trabalhando por uma educação de alta qualidade no município de Vitória”, declarou prefeito Lorenzo Pazolini, chamado carinhosamente de “tio Lorenzo” pelos pequenos.

 

“Esse projeto é lindo porque aproxima o público dos livros por meio de textos teatrais produzidos por escritores da literatura infantil. Riquíssimas peças são montadas a partir dessas obras. E ver o nosso auditório tão bem ocupado por essa ação nos enche de orgulho. Gostaria de agradecer a secretária Juliana pela grande parceria”, declarou Luciano. Quem também agradeceu a oportunidade foi Juliana “Que alegria rever todos vocês aqui para essa tarde! Agradeço as equipes das seis escolas aqui presentes por toparem esse projeto conosco”, disse a secretária Juliana Rohsner.

O espetáculo

Baseado no formato mambembe medieval, dois artistas saltimbancos se deslocam de uma praça à outra contando e encenando histórias para todas as idades. Usando de uma bufonesca linguagem, onde as máscaras personificam o estado dos personagens, os artistas trazem à cena a história de um rei com vontade de ser o Rei de Tudo, mas por mais que tivesse bens, terras e até a lua, continuava sendo o Rei de Quase Tudo, porque há certas coisas que jamais poderão pertencer a uma pessoa, mesmo sendo um rei.

Livremente inspirado no livro de Eliardo França, “O Rei de Quase Tudo” é um espetáculo infantil que faz refletir sobre inúmeros conceitos essenciais para a formação da personalidade da criança e também é recomendado para todas as idades. É um espetáculo ágil e divertido, que traz à cena números de mágica e palhaçaria e dialoga com questões ambientais de preservação, hábitos de consumo e reciclagem.

Fonte: Prefeitura de Vitória.