Pichado e parado hoje é como se encontra o Relógio da praça 8
Pichado, Relógio da Praça Oito, no Centro de Vitória, está sem funcionar há 3 meses
O Relógio da Praça Oito de Setembro, no Centro de Vitória, parou no tempo. Há pelo menos três meses, os ponteiros estacionaram no numeral 12 e de lá não saem mais. Além disso, pichações foram feitas nas facetas do monumento e os refletores que o iluminam, a partir do chão, foram danificados e furtados.
Além das horas, outra função ficou, por enquanto, na memória de quem frequenta o Centro: o badalar de hora em hora das primeiras notas do Hino do Estado do Espírito Santo.
O vendedor ambulante Romildo Raimundo da Silva, 72 anos, trabalha de frente para a praça desde 1983. Mesmo com recurso do celular, ele era um dos que se orientavam pelo relógio.
Inaugurado em 1942, o Relógio da Praça 8 é uma torre com 16 metros de altura e quatro relógios, sendo um em cada face. Possui ao todo sete sinos no alto da torre. O projeto foi realizado por Jayme Figueira, construído por Radagásio Alves e montado pelo alemão João Ricardo Hermamm Schorling. O monumento foi tombado como patrimônio histórico estadual em 1984.
Ele está instalado na Praça Oito, originalmente conhecida como Praça Santos Dumont. Seu nome foi alterado para homenagear a data oficial de fundação de Vitória, 8 de setembro. Passou por várias reformas e restauros.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.