Pintura artística encanta comunidade escolar de Cmei TI no bairro Comdusa

Pintura artística encanta comunidade escolar de Cmei TI no bairro Comdusa
Cmei TI Silvanete da Silva Rosa Rocha

Uma pintura alegre, acolhedora e que representa o início de uma nova história. O muro do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Silvanete da Silva Rosa Rocha, localizado no bairro Comdusa, está de cara nova. O muro, que fica às margens da Rodovia Serafim Derenzi, antes tinha marcas de vandalismo, e agora é sinônimo de mais alegria e orgulho para a comunidade.

Fadas, super-heróis, brincadeiras, desenhos, símbolos educacionais e variados elementos que fazem parte do imaginário das crianças que frequentam o Cmei diariamente deram vida à pintura artística feita no espaço, misturando-se as cores e compondo um cenário que fortalece a sensação de pertencimento da comunidade com o local. O local virou ponto de encontro para fotos e criação de memória afetiva.

“Mais do que estética, o muro é representatividade, pertencimento e valorização de um espaço que, um dia, era rotulado como ‘lugar de toda pobreza’. Hoje, Comdusa exibe suas muitas belezas e alegrias. O projeto trouxe arte e identidade ao Cmei”, disse a diretora Waldirene do Carmo, ressaltando a parceria com a Secretaria de Educação e com o conselho de escola, que viabilizou as intervenções.

Para envolver ainda mais os pequenos nesse contexto, a equipe escolar levou as crianças dos grupos 5 e 6 para realizar um emocionante “tour” pelo local, encantando-se com os desenhos que os representam, uma vez que cada detalhe foi pensado para criar um ambiente acolhedor e estimulante. Vale ressaltar que, além do muro, a escadaria que leva ao Cmei também recebeu um trabalho de pintura, adornadas com palavras como dedicação, carinho, sucesso e alegria.

Os pequenos ficaram encantados com cada detalhe do novo muro do Cmei TI. Samuel Cardoso Souza, do grupo 6, disse: “Achei muito legal aquela parede toda pintada. A escola ficou bonita e o desenho do homem aranha foi o que mais gostei”. Já o pequeno Thiago Silva, do grupo 5, destacou: “Gostei muito do muro e lá fomos tirar foto e cantar. Gostei do desenho da borboleta e de todos os outros também”.

Do sonho à realidade: muro renovado e cheio de histórias

A assistente de educação infantil e moradora da comunidade Luciane Rocha, falou sobre o impacto que a pintura artística trouxe para a comunidade escolar. “A pintura do muro retratou a infância através dos desenhos, com personagens que as crianças gostam de ver, e trouxe alegria para a comunidade de Comdusa”, reforçou .

Nesse sentido, a professora Sayonara Pariz também ressaltou o significado da nova cara do muro para a comunidade. “A escola virou ponto de referência, tem identidade . Agora as pessoas sabem que é um
Cmei TI brincante e atuante. Antes muitos que pela rodovia passavam e nem notavam que aqui tinha uma escola de educação infantil. Hoje as famílias fazem questão de parar e tirar fotos do muro. A pintura ficou leve, definida e mesmo com cores vibrantes , trás aconchego”, celebrou.

Quem também fez questão de conferir de perto a novidade foi a pedagoga e antiga gestora do Cmei TI, Giselli Santos. “Ter o muro do Cmei TI cheio de arte, cor e sentimentos é um sonho antigo que tinha quando fui diretora e pedagoga da unidade. A atual diretora não deixou esse sonho de lado e se empenhou firme nesse propósito. A conquista veio! Fiquei encantada com essa lindeza que ficou o muro. Imagino que quem passa por lá, identifica aquele espaço como Educação Infantil e sente sua essência, que de fato é, Educação Infantil pública e de qualidade!”, frisou.