Pintura de 70 metros de altura traz cores e vida ao Centro de Vitória
A iniciativa é do projeto “Espírito Santo terra de encantos”, do coletivo Locomotipo. A pintura, apesar de ainda não estar pronta, já chama atenção de quem passa pela Capital.
Um mural de 70 metros de altura começou a ser pintado em um prédio no Centro de Vitória. A pintura ainda está em andamento, mas já é possível observar parte dos traçados que já deixam a Capital mais colorida.
A iniciativa é do projeto “Espírito Santo terra de encantos”, do coletivo Locomotipo. Ao total, serão 1.600m² de pintura no Edifício Humberto Gobbi, localizado na Avenida Jerônimo Monteiro, uma das principais da cidade. O mural tem ampla possibilidade de visualização, a partir de pontos de vista de curta, média e longa distâncias.
Para a execução do projeto, que deve ser finalizado em três semanas, serão utilizadas quase 40 latas de tinta de 37 cores diferentes.
A proposta é de autoria dos designers Paulo Gustavo dos Santos Caldas, Alexssandro Mello Furtado e Filipe Cock Motta.
“Vamos trazer uma identidade e fomentar também a cultura capixaba. É uma cor a mais, uma vida, um sentimento de pertencimento”, disse Paulo.
O designer Alexssandro Mello Furtado disse que a execução da pintura está sendo possível após a contemplação de um edital.
“A gente viu uma oportunidade muito legal de homenagear o nosso Estado, foi aprovado em um edital e aí a gente partiu para a execução”, disse Alexssandro.
O edital mencionado pelo designer foi da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) com objetivo de contemplar referências históricas e culturais, como a panela de barro, o café e o beija-flor, que remetem à identidade capixaba, estimulando o sentimento de pertencimento pelo Estado.
Curiosidade e admiração
Quem vê o mural, de longe ou de perto, já sente admiração pelos traços. O síndico do prédio onde o projeto está sendo executado, Luiz Carlos, é uma das pessoas que acompanha o trabalho dos artistas diariamente.
“Vamos acompanhando aqui no local, atravessamos a rua para tirar foto. O pessoal está achando muito positivo, muito animador, a valorização do nosso Centro”, disse o síndico.
Para garantir a segurança dos artistas, todos usam os equipamentos de proteção individual (EPI’s).
“Aqui venta muito. Realmente, é preocupante, mas os equipamentos que eles colocaram é de muita segurança”, falou Luiz Carlos.
Quem também parou para observar a pintura foi a auxiliar de educação infantil, Raquel Reis.
“A (pintura) representa muito a figura do feminino, o empoderamento de forma positiva dessa desfiadeira. Dessa mulher que nos representa, que faz parte da nossa cultura, está portando sabedoria e conhecimento”, disse.
Para a técnica de enfermagem Gleice Coelho, o colorido do painel é uma forma de valorizar o Centro de Vitória.
“Esse mural é maravilhoso. A cidade inteira deveria ser colorida. Cor traz vida e o Centro de Vitória está precisando dessa valorização”, disse.
g1
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.