Pix parcelado poderá ser usado em setembro, informa Banco Central

O Banco Central (Bacen) anunciou as datas para quando as inovações do Pix ficarão disponíveis. O Pix parcelado pode ser usado a partir de setembro. As datas foram anunciadas um dia depois de o Bacen anunciar o lançamento de novos recursos no Pix.
As demais novidades são o Pix em garantia, que sai em 2026; e o Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução, que sai dia 1º de outubro.
Pix parcelado
O pix parcelado é parecido com a compra parcelada com juros no cartão de crédito. Com ele, é possível obter crédito no valor de uma transação e pagar esse valor em parcelas, mas com acréscimo.
O Banco Central espera que isso estimule o uso do pix no varejo, para compra de bens e serviços com valor mais elevado. Isso facilitaria a vida de quem não tem acesso a esse tipo de operação de crédito.
Pix em garantia
O pix em garantia permite empresas oferecer valores a receber em Pix como garantia em operações de crédito. Isso pode tornar mais barato os juros das linhas de crédito para pessoas jurídicas.
A garantia de linha de crédito permite que a instituição financeira tome bens para compensar calotes. No caso do Pix, a garantia serve somente para pessoas jurídicas, não físicas.
Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED)
O Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução é usado somente para o caso de fraudes ou roubos. Ele permite contestar transações Pix por meio do aplicativo dos bancos, sem precisar interagir com o atendimento da instituição financeira.
O Autoatendimento não pode ser usado para desacordos comerciais, casos entre terceiros de boa-fé ou de envio de Pix para pessoa errada por erro do usuário (como no caso de erro de digitação).
(Fonte: Agência Brasil. Imagem: Agência Brasil)

Jornalista, formado em Gestão Pública e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político há mais de 15 anos.