PMV realiza última concretagem da 1ª fase da reurbanização da Grande São Pedro

PMV realiza última concretagem da 1ª fase da reurbanização da Grande São Pedro
Visita às obras da Orla do pier de São Pedro

A Prefeitura de Vitória concluiu a fase marítima das obras de reurbanização da orla da Grande São Pedro (1ª etapa). A concretagem do último trecho de deques, píeres e arquibancadas alagáveis foi acompanhada pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e pelo secretário de Obras, Gustavo Perin, nesta quinta-feira (21).

Já foram concluídas 76% das intervenções propostas para a primeira etapa, que contempla a reurbanização do trecho entre São Pedro e Ilha das Caieiras, num total de 1,16 km. O investimento é de R$ 96.033.385,96 e recursos são do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

As obras continuam em terra. Em setembro, a totalidade da primeira etapa será concluída com a construção de: estacionamento; paisagismo; passeio contínuo com calçada; ciclovia; instalação do piso nos deques, arquibancadas alagáveis, rampas e nos cinco atracadouros; construção do Centro de Pescado, anexo do Museu do Pescador, praça do Caboré, queimadores de mariscos, área de manutenção de barcos e praça da quadra.

“Hoje, estamos visitando a última concretagem do deque da primeira etapa da orla de São Pedro. A urbanização dessa orla era um sonho antigo da nossa cidade e um desejo dos moradores da região que hoje se tornou uma realidade. Uma obra espetacular que muda completamente a realidade da região”, disse o prefeito.

Em breve, a comunidade verá o início das obras da 2ª etapa, que contempla a reurbanização das orlas de quatro bairros: Santo André; Redenção; Nova Palestina e Resistência, totalizando 4,04 quilômetros. O investimento é de R$ 107.794.883,25, com 28 meses de obras na modalidade de contratação integrada, com recursos do BID.

Vitória de Frente para o Mar

O investimento de mais de R$ 200 milhões na região da Grande São Pedro integra o projeto Vitória de Frente para o Mar, que tem como objetivo requalificar as orlas de Vitória por meio do desenho urbano com calçadas, ciclovias, píeres, atracadouros, jardins, mobiliário urbano, implantação e reforma de equipamentos públicos, assim como a promoção de ações de melhoria da mobilidade urbana da região e o fomento das atividades econômicas que potencializem os atrativos turísticos e viabilizem alternativas de geração de renda para os moradores, tais como restaurantes, quiosques e pontos de pesca.

Para 2ª etapa, estão previstas as seguintes intervenções:

• Reurbanização das vias (ciclovia, calçada, pista de rolamento, estacionamentos, canteiros e praças);
• Passeio contínuo à beira-mar com deques, arquibancadas alagáveis, rampas de acesso para barcos e reurbanização de passeios em piso intertravado;
• Cinco queimadores de mariscos – para os pescadores e desfiadeiras de siri;
• Implantação da Praça do Papa, situada na Rua São Pedro;
• Ligação entre Nova Palestina e Resistência (passarela de pedestres/ciclovia);
• Iluminação pública;
• Rede de drenagem;
• Recuperação do manguezal;
• Paisagismo e incremento da arborização urbana;
• Academias de Idosos, Academias de Jovens e Parks Kids.

Orla 2C

O projeto Vitória de Frente para o Mar continua na região norte da ilha com o edital para contratação integrada de empresa ou consórcio especializado na elaboração do projeto básico, executivo de engenharia e execução das obras de urbanização das orlas de Andorinhas, Santa Luiza e Pontal de Camburi.

As intervenções em 47 mil metros quadrados foram orçadas em R$ 51.071.343,90, com prazo de execução de 24 meses. Estão propostas a criação de uma via carroçável compartilhada junto à orla do bairro Andorinhas, complementando a malha viária do bairro, a ampliação do passeio com decks ao longo de toda a orla, rampas para subida de barcos, arquibancadas alagáveis e atracadouros, uma guarderia de barcos sob a ponte, bem como a implantação de equipamentos de lazer e esportes.

Visita às obras da Orla do pier de São Pedro

Avenida Beira-Mar

O trecho beneficiado com a reurbanização em estudos fica entre o Clube Álvares Cabral e a antiga sede do Clube Saldanha da Gama. O objetivo é promover:

• Acessibilidade plena, por meio de percursos seguros e confortáveis;
• Implantação/ melhoria de equipamentos que atendam a demanda de lazer, descanso e contemplação dos moradores do entorno e usuários do espaço;
• Valorização do potencial paisagístico.
• Apropriação das áreas pela comunidade, valorizando-a como local de entretenimento e convívio social;
• Aumento do poder de atratividade da Av. Beira mar, melhorando as condições de vida e de lazer da comunidade;
• Melhoria e adequação da infraestrutura das ciclovias, de forma a priorizar o modal cicloviário em detrimento ao de automóveis, estimulando a utilização desse meio de transporte.