Prefeitura de Vitória celebra aniversário de 109 do Parque Moscoso
Um dos cartões-postais de Vitória, o Parque Moscoso, que celebra hoje (19) seu aniversário de 109 anos, possibilita ao visitante usufruir um pouco da história capixaba, da beleza e da elegância nele presentes, além, é claro, das memórias criadas ao longo do tempo com esse espaço tão agradável e querido de Vitória e do Estado.
A aposentada Eliete Cecatto mora no Centro e frequenta o local há mais de 70 anos. Ela é do interior do Estado e conta que vinha visitar uma tia que morava perto do parque, pelo qual tinha se encantado. Tanto insistiu que se mudou para a capital. “Desde quando eu tinha 8 anos, eu frequentava o Parque Moscoso. Vínhamos sempre. Não havia televisão e o parque era nossa diversão, nossa referência”.
Por tudo que representa para a cidade e por ser referência para tantas gerações, seu aniversário não poderia passar em branco. Houve apresentações musicais, dança, capoeira, contação de histórias, mágicas e o tradicional “Parabéns!”.
As normas sanitárias de prevenção ao coronavírus foram seguidas, como limite de pessoas no parque e uso obrigatório de máscara e álcool em gel. Quem chegava ao local ainda passava por aferição de temperatura.
Atrações
A apresentação instrumental de piano e violino ficou, respectivamente, com os músicos André Rosalém e Wagner de Souza. Mágica, contação de histórias e palhaços ficaram por conta do Instituto Unimed. A banda de congo Amores da Lua animou a festa. O dançarino Milton Herzog encantou os presentes com a dança de salão. Também teve oficina de capoeira do Museu Capixaba do Negro (Negro), com o instrutor Cromado. Outra atividade foi a contação de histórias com o “Tio Diu”.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, participou do evento. “É uma alegria imensa estar aqui nessa data tão especial, em um lugar que marcou a vida de tanta gente, inclusive a minha. Estar no Parque Moscoso é resgatar memórias afetivas de uma infância feliz. Está sendo uma manhã muito especial a comemoração dos 109 anos do parque”, afirmou o prefeito.
“O lugar da família é no parque, e o Parque Moscoso tem história. São 109 anos acompanhando o desenvolvimento da nossa cidade. Várias épocas marcam a história desse espaço! Estávamos ansiosos para receber toda a comunidade”, disse o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger.
“Quem não se lembra de uma memória de infância do Parque Moscoso? São 109 anos desse parque, que representa tanto o valor do verde e da vida na nossa cidade”, destacou o subsecretário de Qualidade Ambiental e Bem-estar Animal, Breno Panetto.
Exposição virtual e visita virtual inédita
Além da programação presencial, a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental, elaborou uma série de atividades educativas para serem trabalhadas com estudantes da rede pública de Vitória.
Uma delas deu origem à Exposição Memórias e Pertencimentos do Parque Moscoso, que traz desenhos sobre esse espaço tão especial, disponível no site da Prefeitura de Vitória.
Participaram da ação estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) São Vicente de Paulo (Centro) e Alvimar Silva (Santo Antônio).
Os educadores ambientais da Semmam criaram, também, atividades como o “Desafio do Conhecimento”, “Jogo dos 7 erros”, “Caça- palavras”, “Jogo da Memória” e “Seja um detetive”.
Também foram disponibilizados aos estudantes, de forma digital, exemplares da cartilha “Parque Moscoso: Um centenário de história”. Atividades educativas também serão disponibilizadas nas redes sociais da PMV.
Outra atividade foi uma contação de história com o “Tio Diu”, uma visita virtual com o personagem que, de maneira lúdica, fala sobre a história desse espaço, despertando nas crianças memórias e afetividades sobre esse cantinho tão querido da cidade. Essa atividade foi uma parceria com a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).
Parque mais antigo da cidade
Inaugurado em 1912, no governo de Jerônimo Monteiro, à época “presidente do estado” (1908-1912), o Parque Moscoso, localizado no Centro, é o mais antigo de Vitória.
São, aproximadamente, 24.000 m² de área, constituindo-se num ambiente tranquilidade em meio à correria do centro da metrópole. O parque possui quatro entradas, pelas avenidas Cleto Nunes e República e pelas ruas Padre Anchieta e 23 de Maio, e o seu nome foi uma homenagem a Henrique Moscoso, que foi presidente da província do Espírito Santo.
Reprodução PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.